Rostos da CPLP é um livro da autoria do jornalista e comentador de assuntos africanos Gabriel Baguet Jr.

06 de Outubro'15 | Gabriel Baguet Jr. lança Rostos da CPLP

Rostos da CPLP é um livro da autoria do jornalista e comentador de assuntos africanos Gabriel Baguet Jr. Resultado de um programa de rádio homónimo, é coordenado pelo referido jornalista que assim reúne um conjunto de entrevistas por si levadas a cabo junto de diversas individualidades que vão da Política à Economia, da Sociedade Civil à Diplomacia, do Academismo à Cultura.

A obra conta com depoimentos de José Marcos Barrica, actual Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República de Angola em Portugal, Domingos Simões Pereira, anterior Secretário-Executivo da CPLP e ex-Primeiro-Ministro da Guiné-Bissau, Cátia Miriam Costa, Investigadora no Centro de Estudos Internacionais do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e do Emprego, Lauro Moreira, Embaixador e anterior Representante Permanente da Missão do Brasil junto da CPLP, Vera Duarte, Juíza Desembargadora e Poetisa Caboverdiana, Sérgio Santimano, Fotografo moçambicano com vários prémios internacionais a residir na Suécia, Damião Vaz de Almeida, anterior Embaixador de São Tomé e Príncipe em Portugal, José Barreto Martins, anterior Embaixador Representante Permanente de  Timor Leste em Portugal, entre outros depoentes.
 

 

A recente publicação conta com um Prefácio da autoria do Engenheiro Domingos Simões Pereira, anterior Secretário-Executivo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), e um Posfácio da autoria do Embaixador Murade Murargy, actual Secretário-Executivo da acima referida organização.

Inclui ainda Notas de Reflexão da autoria de Jorge Gonçalves, Director das emissoras públicas RTP e RDP África, numa Introdução assinada pelo jornalista e autor da obra, Gabriel Baguet Jr..

O acto do lançamento de Rostos da CPLP, a ter lugar na Sede da CPLP na próxima 3.ª feira, dia 06 de Outubro, será presidido pelo Senhor Embaixador Murade Murargy, Secretário-Executivo da CPLP e apresentado pelo Professor Doutor José Carlos Venâncio, intelectual angolano, Docente na Universidade da Beira-Interior e antigo  Pró-Reitor desta Instituição Académica para os Países da CPLP.

Contará com a presença do Autor e Coordenador Editorial da obra, Gabriel Baguet Jr., também ele Autor do Programa Rostos da CPLP.

Uma obra pensada e reflectida durante os últimos três anos que, em 276 páginas, reúne importantes testemunhos, basilares na compreensão do pensamento da Comunidade de Países de Língua Portuguesa como uma comunidade de afectos, integradora de semelhanças e diferenças.
 

Informações

 

 

LANÇAMENTO SEDE DA CPLP | LISBOA
ROSTOS DA CPLP
Autoria de Coordenação Editorial | Gabriel Baguet Jr.

Data | 3.ª feira, 06 de Outubro’15
Local | Palácio Conde de Penafiel, Rua de São Mamede (ao Caldas) N.21 (Lisboa)
Hora | 17H30
Entrada | Livre

Observações | O acto conta ainda com a participação do músico e compositor angolano Chalo Correia

Assessoria de Imprensa

UPF Comunicação e Relações Públicas
Rua Nova do Almada N.º24 - 3.º Direito 1200-289 Lisboa 
Tel.: (+351) 213 460 255
Tlm.: (+351) 965 387 816
UPF Comunicação e Relações Públicas

Ficha Técnica

Páginas: 276
Chancela: CPLP
PVP: Oferta!
Edição: Setembro 2015
Tiragem: 500 exemplares
Impressão: IDG-Gráfica


Sinopse

Este livro, redigido ao longo de três anos, resulta da transcrição da versão radiofónica do programa Rostos da CPLP, emitido pela RDP África, sob coordenação e edição do jornalista Gabriel Baguet Jr., e de entrevistas feitas por este entre 2009 e 2010 e depois em 2012, por ocasião da inauguração da nova sede da CPLP.
Na sua estrutura o livro, para além dos depoimentos, conta com uma Introdução do autor, um Prefácio do Engenheiro Domingos Simões Pereira, e um Posfácio do Embaixador Murade Murargy. 
 

Agradecimentos

Pelo empenho pessoal e institucional muito grande do anterior Secretário-Executivo da CPLP, Engenheiro Domingos Simões Pereira, e do actual Secretário-Executivo, Embaixador Murade Murargy.

 
© 2015 UPF Comunicação e Relações Públicas, Todos os direitos reservados.