LEITURAS | Dezenas de antologias de poesia e prosa angolana na Universidade de Verão do Instituto de Literatura-Mundo

LEITURAS | Dezenas de antologias de poesia e prosa angolana na Universidade de Verão do Instituto de Literatura-Mundo

A União dos Escritores Angolanos (UEA) disponibiliza dezenas de antologias de poesia e prosa de autores angolanos traduzidas em inglês, francês, alemão e italiano aos alunos da Universidade de Verão do Instituto de Literatura-Mundo.

A iniciativa, que arrancou no passado dia 22 de Junho, insere-se na estratégia da UEA para a internacionalização da cultura e literatura angolana e em parceria com o Centro de Estudos Comparatistas (CEC) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), desta feita no âmbito do projecto Literatura-Mundo dirigido pela Professora Doutora Helena Buescu - professora catedrática da FLUL e fundadora do CEC.
 
A oferta de dezenas de títulos pela União dos Escritores Angolanos nesta que já é a 5.ª Sessão Anual da Universidade de Verão do Instituto de Literatura-Mundo - organizada pelo CEC em parceria com a Universidade de Harvard - reveste-se de especial importância na internacionalização da literatura, sobretudo pelo facto de permitir, aos cerca 160 (cento e sessenta) alunos inscritos na universidade sazonal e aos cerca de 30 (trinta) académicos nela envolvidos – 60% Doutorados e 40% Professores Universitários Associados e/ ou Auxiliares –, trabalharem em rede e entrarem em contacto ou aprofundarem alguns dos mais importantes autores de língua portuguesa nacionais de Angola, durante as quatro semanas em que decorrem os dois seminários que compõem o curso.
 
Informações de calendário e locais de sessões temáticas disponíveis aqui.

 

OXALÁ CRESÇAM PINTAGAS

Título | Mögen Pitangas wachsen
Género | Antologia de Prosa e Poesia
Autores | Amélia Dalomba, Isabel Ferreira, Sonia Gomes, António Gonçalves, Zetho Gonçalves, Agostinho Neto, Carmo Neto, Roderick Nehone, Tazuary Nkeita, Décio Mateus, João Melo, José Luis Mendonça, Arnaldo Santos
Edição | Instituto Alemão e União dos Escritores Angolanos
Tradução e Organização | Bárbara Mesquita (trad.) e Ineke Phaf-Rheinberger (org.)
Língua | Alemão e Português
Data | Agosto de 2014

 

CAÇADORES DE SONHOS

Título | Chasseurs de Rêves, contes et nouvelles de l'Angola
Género | Antologia de Contos
Autores | António Fonseca, Arnaldo Santos, Benúdia, Boaventura Cardoso, Carmo Neto, Costa Andrade, Fragata de Morais, Henrique Abranches, Isaquiel Cori, Jacinto Lemos, Jacques Arlindo dos Santos, João Melo, Jofre Rocha, José Eduardo Agualusa, José Luis Mendonça, José Mena Abrantes, Manuel Rui, Ondjak, Óscar Ribas, Pepetela, Roderick Nehone, Rosário Marrcelino, Uanhenga Xitu
Edição | Présence Africaine
Tradução e Organização | Adriano Botelho de Vasconcelos (org.), Dominique Stoenesco e Iva Flores (trad.)
Língua | Francês
Data | 2012
Nota Editorial | Esta mesma antologia encontra-se traduzida para inglês – tendo contado com o apoio da embaixada de Angola em Israel - e para Árabe – tendo contado com o apoio da Embaixada de Angola no Egipto

 

BALADA DOS HOMENS QUE SONHAM

Título | La Ballata dei Sognatori
Género | Antologia de Contos
Autores | Timóteo Ulika, Eduardo Betttencourt Pinto, E.Bonavena, José Luis Mendonça, António Fonseca, Frederico Ningi, João Tala, Zetho Gonçalves, José Eduardo Agualusa, Carmo Neto, Roderick Nehone, Albino Carlos, Ondjaki, Gociante Patissa
Edição | La Nuova Frontera
Língua | Italiano
Tradução e Organização | Antóno Quino (org.)  Claudia Corbi e Laura Cusimano (trad.)
Data | 2013
Nota Editorial | Primeira edição em 2009, pela UEA, e, posteriormente, em Portugal - com o apoio da Embaixada de Angola - reeditada pela Clube do Autor e lançada durante o festival literário Correntes d’Escrita. A edição italiana de 2013 culmina com a institucionalização da Cátedra Agostinho Neto, em Roma, na Universidade Tre. Esta antologia encontra-se também traduzida em hebraico e espanhol.
 

Próximo Lançamento!
REPÚBLICA DO VÍRUS

António Quino

Criar é um caminho para definir a arte. Politizar é um caminho para definir os Homens. É na homenagem à arte dos Homens em sociedade que uma República se eleva. Não das sombras, mas do caos do poder, no anseio de voar nas nuvens do poder, no receio de naufragar nas ondas do poder.
República do Vírus é esse mundo e outros que cada um de nós procura descobrir num território já conhecido, com políticos conhecidos, habitado por nós, seres que têm diante de si um político à Zuão Xipululu. Para políticos, anseios e medos, ou medos e anseios. Que diferença? Aliás, República do Vírus não deve ser apenas uma estória pois, virtualmente, são luzes sobre vivências em que cada um, leitor, personagem ou actor, se pode (re)encontrar ou rever.
 
Formato: 15,5*23,5
Páginas: 72
ISBN: 9789804718021
Chancela: TEXTO EDITORES ANGOLA
PVP: 17,90€
Edição: Maio 2015
Tiragem: 1000 exemplares

“Assim, dá até gosto e prazer referir que as linhas de investigação do Centro de Estudos Comparatistas, designadamente a análise comparada das literaturas, artes e culturas, os estudos pós-coloniais, de tradução, de memória, dialogam com algumas funções da instituição que aqui represento, nomeadamente promover os valores culturais nacionais e de todas as conquistas universais, além de fomentar a defesa da cultura angolana como património da Nação e estimular os trabalhos tendentes a aprofundar o estudo das tradições culturais do Povo Angolano.”
 
António do Carmo Neto, Secretário-Geral da União dos Escritores Angolanos



A UEA é uma instituição quadragenária, proclamada a 10 de Dezembro de 1975, tendo como primeiro Presidente e Membro-Fundador o poeta e nacionalista angolano Agostinho Neto, e primeiro Secretário-Geral e Membro-Fundador o escritor e contista conterrâneo Luandino Vieira.
 
Visa promover e divulgar a cultura angolana dentro e fora do país através da edição e publicação de obras literárias.
 
 

 

Assessoria de Imprensa

UPF Comunicação e Relações Públicas
Rua Nova do Almada N.º24 - 3.º Direito 1200-289 Lisboa 
Tel.: (+351) 213 460 255
Tlm.: (+351) 965 387 816
UPF Comunicação e Relações Públicas

União dos Escritores Angolanos

Secretário-Geral
António do Carmo Neto


Avenida Ho-Chi-Min
Largo das Escolas
Bairro 1.º de Maio
CEP 2767 Luanda
www.ueangola.com 
 
© 2015 UPF Comunicação e Relações Públicas, Todos os direitos reservados.