Copy
News #9 | 22 de março de 2021
Tempo estimado de leitura: 6 minutos e 13 segundos.

Coronavírus

Na última sexta feira, dia 19, estabelecemos um novo recorde diário de doses administradas: até às 20h30, foram 503 mil doses de vacinas aplicadas. Os dados, fornecidos através do painel colaborativo Coronavírus Brasil, somam 1ª e 2ª doses. No sábado, dia em que menos vacinas são aplicadas, também houve recorde: foram 255 mil doses administradas totalizando 1ª e 2ª dose.
Dados extraídos do Coronavírus Brasil.
Ainda é cedo para afirmar que a tendência se manterá. Mas considerando o aumento na produção das vacinas Oxford / AstraZeneca e Coronavac, a previsão é bastante otimista. Inclusive, esta semana a Fiocruz (que começou a produzir a vacina da Oxoford / AstraZeneca) informou que deverá entregar até o fim de março em torno de 1 milhão de doses por dia. Já o Instituto Butantan entregou na segunda feira, 15/03, mais de 7 milhões de doses, sendo o maior volume entregue em uma semana até o momento. 

Fato é que o Brasil tem uma estrutura de vacinação invejável - são 38 mil postos espalhados pelo país, todos com um refrigerador e pelo menos 1 técnico de enfermagem. De acordo com cálculos do professor Gonzalo Vecina, da Faculdade de Saúde Pública da USP, "se cada posto aplicar 6 vacinas por hora, durante oito horas por dia, em 20 dias úteis, teríamos 36,48 milhões de pessoas vacinadas. Em dez meses, toda a população acima de 18 anos já teria recebido as duas doses".

E mais boas notícias sobre o combate ao Coronavírus:
  • Após vacinação, mortes de idosos entre 85 e 89 anos por Covid-19 caem 51% na cidade de SP em fevereiro e atingem menor nº desde outubro;
  • Curitiba registra queda de casos e óbitos de idosos com mais de 90 anos;
  • Governo assina contratos com Pfizer e Janssen para receber 138 milhões de doses de vacina;
  • Pelo mundo, imunização em massa leva a queda de casos de Covid;
  • Cervejarias se unem à luta contra a Covid-19 com a doação de cilindros de oxigênio no Paraná. Amazônia também doa cilindros ao estado; 
  • Metade dos adultos do Reino Unido receberam 1ª dose da vacina;
  • EUA aplicam 100 milhões de doses de vacina e batem meta de Biden com 6 semanas de antecedência;
  • Brasil recebe primeira remessa de vacinas do consórcio global Covax Facility, com mais de 1 milhão de doses.

Ciência
Cientista por trás da vacina da Pfizer diz que seu próximo foco será a vacina contra câncer.

Fonte: CBC (em inglês)
Ozlem Tureci, que fundou a empresa alemã BioNTech, estava trabalhando em uma maneira de controlar o sistema imunológico do corpo para combater tumores quando soube, no ano passado, do que hoje conhecemos como Covid-19. Durante o café da manhã, ela decidiu junto com seu marido e também fundador da empresa, aplicar a tecnologia que vinham pesquisando por duas décadas à nova ameaça - o que resultou na parceria com a Pfizer. Com a valorização da companhia durante a pandemia, a BioNTech conseguiu juntar os fundos necessários para perseguir seu objetivo original de desenvolver uma nova ferramenta contra o câncer. A vacina usa RNA mensageiro, ou mRNA, para transportar instruções para o corpo humano para fazer proteínas que o preparam para atacar um vírus específico. O mesmo princípio pode ser utilizado para fazer o sistema imunológico combater os tumores. Questionada sobre quando tal terapia pode estar disponível, Tureci disse "isso é muito difícil de prever, mas esperamos que dentro de apenas dois anos, também tenhamos nossas vacinas contra o câncer em um lugar onde possamos oferecê-las às pessoas."

Sustentabilidade
Máscaras usadas podem ser transformadas em estradas.

Fonte: Ciclovivo
Pensando em reutilizar o lixo gerado pelo descarte de máscaras na pandemia, cientistas australianos estão estudando formas de criar uma solução de economia circular através da reciclagem do material. E foi através da mistura de máscaras faciais descartáveis ​​trituradas com entulho de construção processado que se chegou no resultado de estradas sólidas, que inclusive atendem aos padrões de segurança da engenharia civil. Além disso, o material final ainda apresenta duas vantagens: é mais rígido e resistente graças às máscaras. Para fazer um quilômetro de estradas são necessários 3 milhões de máscaras, o equivalente à 93 toneladas de resíduos a menos em aterros sanitários. O estudo em inglês foi publicado na revista Science of the Total Environment
Foto: RMIT University

Empresa transforma ‘hashis’ descartáveis ​​em móveis elegantes e artigos domésticos

Fonte: Hypeness
Desde 2016 a empresa canadense ChopValue vem trabalhando para transformar parte dos 80 bilhões de hashis consumidos no mundo  - e que vão para aterros sanitários - em uma linha moderna e minimalista de móveis e artigos domésticos. A coleta ocorre em torno de 300 restaurantes de Vancouver. Ao chegar na fábrica, o material é revestido com uma resina à base de água e cozidos em um forno de 200 graus por cinco horas para matar todos os germes. Eles são então quebrados e carregados em uma máquina hidráulica maciça que comprime os palitos individuais em uma placa composta, que finalmente é lixada e moldada em bancadas, ladrilhos, entre uma variedade de outros produtos. Desde o seu início, a empresa evitou que quase 33 milhões de pares de pauzinhos fossem parar em aterros sanitários. Com três microfábricas no Canadá e varejistas na América do Norte, a proposta da ChopValue está crescendo e a empresa está oferecendo oportunidades para franquias.

Sociedade e Cultura

Mapa mostra pintores mais populares em cada país de acordo com dados do Google.

Com o aumento da busca na internet por obras e pinturas, a loja britânica de materiais de arte Ken Bromley Art Supplies usou dados do Google para criar um mapa do mundo que mostra quais são os pintores mais populares em cada país. E antes que você avance para o mapa, que tal tentar adivinhar nas opções abaixo os artistas mais buscados no mundo e no Brasil, respectivamente?

a. Van Gogh e Tarsila do Amaral
b. Leonardo da Vinci e Frida Kahlo
c. Van Gogh e Frida Kahlo
d. Leonardo da Vinci e Tarsila do Amaral
e. Leonardo da Vinci e Leonardo da Vinci

A resposta correta é a letra b: de acordo com os dados, Leonardo da Vinci, conhecido por obras como “A Última Ceia” e “Mona Lisa”, pode ser considerado o pintor mais popular do mundo, ficando em primeiro lugar em 82 países. A pintora mexicana Frida Kahlo é a segunda mais famosa, sendo a mais popular em 29 países, incluindo o Brasil.
Clique aqui para conferir o mapa completo.
Por falar em Leonardo da Vinci, a versão on-line da exposição "Leonardo da Vinci – 500 anos de um gênio", do MIS, pode ser acessada gratuitamente até 28 de março. Descubra a genialidade de um dos maiores artistas renascentistas através de imersões em 360º na exposição, realidade aumentada e vídeos exclusivos. Não perca!

MyHeritage Deep Nostalgia: o app que anima fotos antigas.

Deep Nostalgia é um app do site MyHeritage, que usa Inteligência Artificial e Deep Learning para reconstruir rostos em fotos e imagens, e adiciona animações para simular expressões e movimentos próximos dos reais. Os resultados são assustadoramente realistas em vários dos casos, e conseguem preservar a estética da foto original para ajudar a dar credibilidade para o efeito. É quase como ver uma foto nas cenas dos filmes de Harry Potter. 
Este gif assustadoramente incrível do Abraham Lincoln foi extraído do site Future Timeline.

Foto do Bem

Esta foto apareceu para mim através de uma publicação via Linekdin do economista e influenciador Ricardo Amorim. Junto com a foto, me chamou a atenção um dos comentários, o qual replico aqui: 
"O que vês? Uma mulher está trabalhando para garantir a saúde da população;
Um homem idoso exercendo seu direito de cidadão;
Um animal domesticado em perfeita harmonia com o ser humano;
Um fotógrafo anônimo que viu importância ao ato;
Um influencer famoso fazendo o seu papel de provocar o debate. Simples assim! É vida que segue."
As mais clicadas da semana passada:
  1. XP anuncia Instituto, que levará educação financeira à 50 milhões de pessoas.
  2. a startup brasileira Ribon foi eleita uma das mais inovadoras do mundo pela Fundação Bill Gates.
  3. Cursos do Linkedin liberados gratuitamente no mês da mulher.
Clique aqui e confira a news 8: "Manda mais vacina que tá pouco" na íntegra.
O que achou da edição de hoje?
😀 gostei, agregou!
😐 ah, foi ok
😕 iiiixi
Te encaminharam este email e você gostou? Então faça sua inscrição no site do email do bem. De graça, todas às segundas-feiras, para você começar sua semana mais leve.
Compartilhe Compartilhe
Tweet Tweet
Encaminhe Encaminhe
Esta newsletter é feita com carinho por alguém que deseja fazer da sua semana um pouquinho melhor, sem perder qualidade de informação.

Se você gostou do conteúdo, pode dar seu apoio me pagando um café. ☕

Mas se você não deseja mais receber este email, descadastre-se aqui.






This email was sent to <<Email>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Email do Bem · Rua Jose Linhares, 14 · Leblon · Rio De Janeiro, Rj 22430-220 · Brazil

Email Marketing Powered by Mailchimp