Copy
Boletim Informativo da Sociedade Portuguesa de Ciências Veterinárias - Nova Série, Nº 5, Junho 2014
View this email in your browser
Boletim Informativo da Sociedade Portuguesa de Ciências Veterinárias
A SPCV organizou no passado mês de abril o VI Congresso de Ciências Veterinárias, que decorreu na sede do INIAV, em Oeiras.

Este foi, uma vez mais, um Congresso abrangente e o palco de excepção onde médicos veterinários e outros cientistas que desenvolvem a sua atividade nas diferentes vertentes das Ciências Veterinárias, apresentaram e submeteram a discussão com os seus pares e com estudantes os seus trabalhos de investigação e os seus resultados.
 
Congratulamo-nos pelo facto de nesta sua sexta edição termos contado com cerca de trezentos participantes de diferentes instituições nacionais de Investigação e ensino. Foram apresentadas 5 conferências plenárias por cientistas de renome internacional, 15 comunicações por convite, 100 comunicações orais livres e 124 comunicações em forma de poster, distribuídos pelas principais áreas de intervenção veterinária. 

Em nome da Direcção da SPCV cumpre-me o grato dever de agradecer o contributo e participação de todos os congressistas e demais intervenientes.
 
Carlos Martins
(Presidente da SPCV)
Sessão de abertura do VI Congresso da SPCV
 
A sessão de abertura do Congresso contou com a presença e as palavras do Doutor Nuno Canada, Presidente do INIAV, da Doutora Maria Inácia Corrêa de Sá, Presidente da Assembleia Geral da SPCV, e do Doutor Carlos Martins, Presidente da SPCV.

Nas suas intervenções realçaram a importância deste evento por ser um ponto único de convergência dos Médicos Veterinários que contribuem para a progressão das Ciências Veterinárias em Portugal, independentemente da área em que desenvolvem os seus trabalhos.

Nas suas intervenções realçaram a importância deste evento por ser um ponto único de convergência dos Médicos Veterinários e de outros cientistas que contribuem para o progresso das Ciências Veterinárias em Portugal, independentemente da área em que desenvolvem a sua actividade. O fortalecimento de relações pessoais e de intercâmbio de conhecimento científico interdisciplinar, proporcionados pela realização do Congresso, constituem inegável contributo para o desenvolvimento de iniciativas de investigação individuais e institucionais.
Conferências Plenárias
 
O VI Congresso da SPCV contou com cinco Conferências Plenárias que despertaram muito interesse por entre os congressistas.
 
Conferência 1: Animal reproductive technologies: future perspectives
Jane Morrell (Swedish Univ. of Agricultural Sciences)
 
A Doutora Jane Morrell abordou os desafios inerentes ao aumento da produção animal e às necessidades de aplicação de tecnologias reprodutivas, as quais cada vez mais se tornam correntes em animais domésticos. Com este mote a Doutora Jane Morrell focou as principais tecnologias de reprodução animal e os progressos recentes neste tema.
 
Conferência 2: Diagnóstico veterinário: do clássico ao molecular
Miguel Fevereiro (INIAV)

 
O Doutor Miguel Fevereiro destacou o papel do diagnóstico laboratorial na prática Médico-Veterinária ao longo dos tempos. Na sua abordagem não só referiu como foi a evolução destas técnicas como realçou o impacto que algumas, e nomeadamente as técnicas de diagnóstico molecular, tiveram e virão a ter, tanto na prática clínica com no progresso das Ciências Veterinárias.
 
 
Conferência 3: Evolución y retos del veterinario del siglo XXI
José Manuel Sánchez-Vízcaino (Univ. Complutense de Madrid)

 
O Doutor José Manuel Sánchez-Vízcaino fez uma abordagem geral da percepção da sociedade face ao Médico Veterinário, colocando-o numa posição de relevo, mas ainda pouco reconhecida. Deste ponto, o nosso convidado abordou as alterações sofridas pela classe veterinária ao longo dos últimos 50 anos, denotando o surgimento de novas áreas de interesse veterinário que vieram aumentar o impacto que os Médicos Veterinários tem na sociedade e na saúde pública.

 
Conferência 4: Assessing welfare in farm animals
Cathy Dwyer (Scotland’s Rural College) e George Stilwell (FMV-UL)

A Conferência 4 foi proferida pela  Doutora Cathy Dwyer (na foto), e pelo  Doutor George Stilwell. Em conjunto abordaram a avaliação do bem-estar animal em animais de produção. Esta conferência centrou-se no desenvolvimento de esquemas de avaliação, com base em indicadores de bem-estar animal, que estão a ser desenvolvidos no âmbito de um projecto europeu. Ao longo da sua intervenção falaram ainda de meios práticos que podem ser aplicados por forma a aumentar o bem-estar animal em explorações e a sua relação com as “performances” produtivas.
 
Conferência 5: Implicações do foro veterinário na interface fauna, animais domésticos e Homem
Carlos Lopes Pereira (Wildlife Conservation Society - Moçambique)

Tendo por base o conhecimento da realidade das áreas de Conservação de Moçambique, o Dr. Carlos Lopes Pereira, focou os perigos inerentes ao contacto existente, e de difícil controlo, entre o ser humano, os animais domésticos e a fauna selvagem. Como consequência deste contacto e do confinamento de populações faunísticas, tem-se verificado o surgimento de focos de doenças zoonóticas e de impacto zootécnico. Com este cenário, o nosso convidado, fez uma abordagem ao papel do Médico Veterinário neste ambiente presenteando, ainda, a audiência com magníficas fotos de Africa.
 
                          Martí Pumarola                                                                             Enric Marco
 
Sessões Temáticas

Foram organizadas 15 sessões temáticas diferentes, distribuídas por 5 sessões simultâneas.

A organização das Sessões Temáticas coube às Sociedades Especializadas da SPCV e a outras Sociedades associadas ao evento.

A organização destas sessões obteve grande sucesso entre os congressistas participantes

Algumas destas Sociedades convidaram oradores estrangeiros para participar nas suas sessões. Foi o caso da Sessão de Patologia, a cargo da Sociedade Portuguesa de Patologia Animal  (SPPA). Para esta sessão foi convidado o Doutor Martí Pumarola, da Universitat Autònoma de Barcelona, que apresentou duas palestras intituladas "Neuroanatomy, Neurology and Neuropathology in companion animals: is it possible to correlate everything?" e "Neuropathology in farm animals: beyond prions".

Para além desta Sessão, também a Sociedade Científica de Suinicultura convidou o Doutor Enric Marco, do Marcovetgrup, que apresentou dois Workshops intitulados "Planos de Controlo e Erradicação de Doenças em Suinicultura - Estratégias de erradicação: casos de sucesso e insucesso" e "Planos de Controlo e Erradicação de Doenças em Suinicultura - Custos e retorno do investimento".



Mais informação sobre as Sociedades Especializadas da SPCV aqui.
 
 
 
Todos os trabalhos apresentados no VI Congresso da SPCV encontram-se contidos no livro de resumos disponível no site do Congresso ou através do link abaixo.

Consulte este documento para melhor conhecimento dos progressos apresentados neste evento.

Contamos com o seu contributo no nosso próximo Congresso.
 

 
Livro de Resumos
Sessão de Posters

A apresentação de trabalhos no formato poster é uma das formas mais usuais de dispersão de conhecimentos em congressos. Esta via permite a consulta no local e possibilita a abordagem aos autores de forma presencial com discussão dos dados apresentados.

Foi com grande agrado que contamos com a participação de mais de 120 posters. Destes alguns foram ainda concorrentes ao nosso primeiro concurso de posters, criado com o intuito de gratificar os melhores trabalhos de alunos de Mestrado e de Doutoramento a apresentar trabalhos por esta via.
 
Prémio Melhor Poster de Aluno de Mestrado e de Doutoramento

A Direcção da SPCV promoveu um concurso de Posters entre os alunos de Doutoramento e alunos de Mestrado.
Este concurso decorreu durante o VI Congresso da SPCV e contou com o apoio de um júri seleccionado por elementos da Comissão Científica do Congresso.

A vencedora deste ano do Prémio de Melhor Poster de Aluno de Doutoramento foi a estudante Mariana Palma (Poster 58) com um trabalho intitulado "Estudo do perfil metabólico do tecido secretor da glândula mamária de cabra, por RMN: Optimização de metodologias".

A vencedora deste ano do Prémio de Melhor Poster de Aluno de Mestrado foi a estudante Carolina Lopes (Poster 111) com um trabalho intitulado "Estudo dos parasitas gastrointestinais do sacarrabos (Herpestes ichneumon) e outros carnívoros silvestres coabitantes, com relevância em Portugal".

A Direcção da SPCV e a Comissão Executiva do VI Congresso da SPCV felicitam os vencedores e agradecem a participação de todos os concorrentes.
 
Apoios ao Congresso

A Sociedade Portuguesa de Ciências Veterinárias agradece o apoio fornecido por todas as instituições que de algum modo participaram neste VI Congresso.  Sem o seu contributo este evento não teria tido o mesmo sucesso. 
A SPCV agradece ainda o apoio obtido por parte de estudantes, nomeadamente da AEFMV-ULisboa e do Núcleo Fauna da mesma, e de outros colaboradores à organização.
 
Algumas fotos do VI Congresso da SPCV estão disponíveis na nossa página do Facebook. Aguardamos a sua visita e acompanhe as novidades da SPCV.
 
Actividades para 2014

Ao longo deste ano a SPCV irá promover vários encontros científicos e culturais, nomeadamente a Cerimónia de entrega dos Prémios SPCV, um colóquio direccionado a estudantes de Mestrado Integrado em Medicina Veterinária, abordando a organização dos seus trabalhos com vista ao desenvolvimento da dissertação, e esperamos ainda organizar uma  visita a um Museu ou Parque Ecológico.

Para o sucesso dos planos para 2014 é fundamental contarmos com a presença de todos os nossos associados.
 
Lista de contactos

Estamos a reorganizar a totalidade da nossa lista de contactos. Deste modo, solicitamos a todos os associados da SPCV que actualizem  a sua morada e o seu endereço de e-mail, através dos nossos contactos ou por e-mail: spcv.pt@gmail.com.
 
Se de algum modo esta mensagem chegou até si sem ser directamente pelo e-mail da SPCV encaminhe-nos o seu contacto. Aguardamos a sua informação.
Acompanhe as últimas edições da Revista Portuguesa de Ciências Veterinárias.

Consulte as edições anteriores do nosso Boletim Informativo no site da SPCV e as notícias mais recentes na nossa página do Facebook.
 
Share
Forward to Friend
Siga-nos no Facebook
Siga-nos no Facebook
O Nosso Site
O Nosso Site
Contacto da SPCV
Contacto da SPCV
Site do VI Congresso
Site do VI Congresso
Atualização de quotas

Aproveitamos esta oportunidade para recordar aos membros da nossa sociedade que devem atualizar as suas quotas iniciando este processo por pagamento tão breve quanto possível da quota de 2014. As quotizações dos associados constituem a principal fonte de financiamento para a organização de actividades da SPCV. 
 

Divulgação da SPCV e novos associados

Aos nossos associados solicitamos ainda que contribuam para a divulgação da SPCV e para a angariação de novos associados. Este Boletim Informativo constitui um dos meios de divulgação da nossa Sociedade e solicitamos a todos que o encaminhem a outros colegas.

Se ainda não é associado da SPCV pode fazê-lo através do nosso e-mail: spcv.pt@gmail.com ,  preenchendo a ficha de proposta de sócio anexa.

Mais informações no nosso site.
 
Proposta de Sócio
Copyright ©  - 2013 -  Sociedade Portuguesa de Ciências Veterinárias, All rights reserved.


Para deixar de receber este e-mail    Actualize os seus dados na SPCV

Email Marketing Powered by Mailchimp