Copy
meditar para ficar mais claro
View this email in your browser

Clarificar

uma história com sumo de maçã

Antes de me instalar em Plum Village, vivia num eremitério a cerca de 1h30 de viagem de Paris. Um dia, chegou uma família de refugiados do Vietname. O pai procurava emprego em paris e pediu-me para tomar conta da filha de cinco anos, Thuy, que significa “água”.

Thuy e outra criança ficaram comigo e combinamos que quando chegasse a hora da meditação da noite, elas iriam dormir e não falavam nem brincavam mais. Elas ficariam muito quietinhas enquanto eu poria as minhas vestes e acenderia incenso antes de começar a meditação.

Um dia, Thuy e outras meninas brincavam perto do eremitério e vieram pedir água para beber. Eu tinha sumo de maçã biológico que um vizinho me tinha dado. Ofereci um copo a cada criança. O último copo foi para a Thuy, que não o quis beber porque tinha muita polpa da fruta. Deixou-o na mesa e foi brincar novamente. Uma hora depois, ela voltou cheia de sede, a pedir água. Eu apontei para o copo de sumo de maçã e sugeri: “Porque não o bebes agora? É delicioso”. Ela olhou para o sumo e viu que estava agora muito claro, pois, durante aquela hora, a polpa tinha pousado no fundo, e bebeu-o com muito gosto.

Depois perguntou-me por que é que o sumo de maçã tinha ficado claro, e eu respondi que tinha praticado meditação sentada durante uma hora. E ela compreendeu! Como deixamos o copo na mesa durante uma hora, ele ficou quieto e tornou-se claro. E ela disse: “agora percebo por que é que praticas meditação – queres ficar claro!” E eu respondi: “sim, percebeste o que a meditação sentada significa. Se souberes como sentar, como ficar numa posição física estável, se souberes estar com a tua respiração, depois de algum tempo, ficas mais tranquila e clara.” É por isso que fazemos meditação sentada todos os dias. Imitamos o copo de sumo de maçã, ou o sumo de maça imita-nos!

Thich Nhat Hanh, Planting seeds
 
atividades

Retiro de Passagem de Ano

Dez 31 - Jan 3

criar uma nova vida
 
+ info

Curso de meditação

vários horários

 
+ info
Um novo ano, uma oportunidade de renovação, de largar velhos hábitos, velhas vestes que deixaram de nos servir, e abrir a porta a novas paisagens, a novas possibilidades.
Margarida Cardoso

chumani@gmail.com
http://margaridazulcardoso.wordpress.com/


unsubscribe from this list    update subscription preferences