Copy
14 de Novembro - Dia Mundial da Diabetes
Caminhada Nocturna Solidária - Rota dos Miradouros
View this email in your browser
Caros amigos,

Celebramos na próxima 6ª feira, dia 14 de Novembro, o Dia Internacional do Diabético, em que a CLIVIP (mais uma vez em colaboração com a Associação de Jovens Diabéticos de Portugal e a Wegoadventures) vai organizar uma caminhada nocturna pelos miradouros de Lisboa
Além do habitual prazer do convívio e do passeio, teremos também a oportunidade de apreciar a iluminação do Cristo Rei em tons de azul (a cor internacional da Diabetes).
Como queremos que seja um dia de solidariedade vamos pedir a todos os participantes que contribuam com 5 euros por pessoa (ou 10 por família) a entregar no local a um representante da AJDP. Este dinheiro irá ajudar a organizar o Campo de Férias Desportivas para Jovens Diabéticos em Julho de 2015.
Estão reunidas então todas as condições para uma noite em cheio!

Sabia que...
"Caminhadas em grupo pela natureza podem melhorar o bem-estar mental em tempos de stress" é o tema de um estudo realizado pela Escola de Medicina da Universidade de Michigan, EUA e publicado pela revista internacional Ecopsychology. É óbvio que quase todos partilhamos esta noção empírica, mas é bom haver a confirmação científica de algo que nos dá tanto gosto.
Obrigado,
Frederico Teixeira

Caminhada Nocturna Solidária com a

Associação de Jovens Diabéticos de Portugal

Rota dos Miradouros – Dia Mundial da Diabetes

“Prevenir ou tratar a diabetes é manter ou recuperar o equilíbrio com todo o dinamismo e instabilidade que isso implica, não esquecendo que este estado se vai necessariamente alterando ao longo da vida, pelas condicionantes do envelhecimento e pela influência das nossas vivências. Em vez de se zangar com a injustiça do «porquê eu?», em vez de viver cheio de pena de si próprio por aquilo que não pode comer, em vez de se zangar por ser «diferente» devido à sua condição de diabético, em vez de ficar de mau humor porque tem de fazer exercício, em vez de estar irritado porque teve de emagrecer, em vez de, em vez de… Lembre-se de que o mundo dos seres humanos não é perfeito. Se reparar, cada pessoa vive as suas contrariedades e problemas e os felizes não são, necessariamente, os que não têm coisas más, mas sim os que valorizam o que têm de bom.
Numa sociedade com tanta disponibilidade alimentar, é natural não termos sempre a capacidade de dizer não aos petiscos mais tentadores que nos vão aumentado a obesidade. A diabetes pode ser um móbil que nos permitirá continuar a usufruir a agilidade de um corpo magro. Os diabéticos não são diferentes! Diferentes somos todos! Uns míopes, outros mais altos, outros mais baixos, outros de uma cor, outros de outra, etc. Na sociedade dominada por comandos de aparelhagem, televisão e computador, uma razão para ter de fazer uma boa caminhada, apanhar ar e contrariar a decadência dos corpos de sofá pode ser o motivo que faltava para reagir à inércia e, quantas vezes, a forma de já não precisar daquele antidepressivo para gerir o stresse. E como não ficar feliz por ter emagrecido?! Já reparou que está muito mais bonito? Voltou a conseguir atar os sapatos sem aquela sensação de esforço sobre-humano. 
Ou seja, que tal, em vez de «sou diabético, estou desgraçado!», passar a «sou diabético, estou consciente de que tenho de me cuidar, decidi fazê-lo: vou envelhecer bem!»."

José Jorge Letria e Sílvia Saraiva; "sem açúcar, com afecto"; Academia do Livro; 2.ª edição, Novembro 2010
Corpo Clínico da CLIVIP: Endocrinologia: Dra. Sílvia Saraiva | Ortopedia: Dr. Frederico Teixeira e Dr. Francisco Nogueira | Alergologia: Dra. Amélia Spínola Santos | Psicologia Clínica: Dra. Olga Fonseca e Dra. Ana Beatriz Saraiva | Medicina Interna: Dra. Rita Gomes | Cardiologia: Dr. Sílvio Leal | Gastroenterologia: Dr. Pedro Barreiro | Podologia: Dra. Iolanda Moreira | Acupunctura: Fisioterapeuta Alexandra Pimenta

Marcações: 213 873 782 | 963 432 959 | clivip@gmail.com
Share
Tweet
+1
Forward
Facebook
Facebook
Website
Website
Email
Email
Copyright © 2014 Clivip, Policlínica médica, All rights reserved.


unsubscribe from this list    update subscription preferences