Copy
View this email in your browser
Sistema de rega por aspersão alimentado por energia solar

A cerca de 90% da população rural moçambicana depende da agricultura para a sua subsistência. Os métodos utilizados para o cultivo são, na maioria dos casos, rudimentares e não produzem alimentos suficientes para a geração de rendimentos e consumo de subsistência.

A UNIDO através do projecto Towards Sustainable Energy for All in Mozambique (TSE4ALLM) trabalha para promover a disseminação de sistemas integrados de energias renováveis(RE) numa abordagem baseada no mercado para actividades produtivas nas zonas rurais de Moçambique.

SUPERKWICK LDA cultiva uma vasta gama de culturas incluindo macadâmia, caju, feijão, e vegetais numa quinta de 10 hectares no distrito da Macia, posto administrativo da Praia de Bilene, em Moçambique. A empresa recebeu financiamento através da linha de crédito BCI SUPER e instalou recentemente um sistema solar capaz de gerar 2,515W de energia para permitir o bombeamento de água para irrigação das suas culturas.

"Uma árvore de macadâmia consome 20 litros de água por dia. A instalação das bombas de água submersíveis movidas a energia solar permitem um abastecimento de água suficiente e fiável durante todo o ano" ---Aldo Bauque Gerente da SUPERKWICK.

Neste artigo a Sheila Macia, coordenadora de actividades de campo da SUPERKWICK explica como é utilizado o sistema de irrigação por aspersão alimentado por energia solar.


Leia mais >>> AQUI
 

Publicada a nova lei da electricidade de Moçambique

Em 2021, a taxa de acesso à electricidade rural foi estimada em cerca de 8%, contra 72% nas zonas urbanas de Moçambique. Enquanto que o país pretende alcançar o acesso universal à electricidade até 2030, o acesso à energia continua baixo, com disparidades rurais-urbanas significativas. Reconhecendo a necessidade de adaptar o quadro legal do sector à actual dinâmica social, técnica e financeira, bem como aos objectivos de desenvolvimento sustentável, a Assembleia da República, numa sessão plenária a 30 de Março de 2022, aprovou a entrada em vigor da nova Lei da Electricidade que resultou da revisão da Lei Lei n° 21/97, de 21 de Outubro.

A 11 de Julho de 2022, foi publicada a Lei n.º 12/2022 na sequência da sua promulgação pelo Presidente Filipe Nyusi. O objectivo desta lei é definir a organização geral do sector da energia eléctrica e o regime jurídico das actividades de fornecimento de energia eléctrica. Mais importante ainda, a nova lei centra-se na transição energética coerente com a realidade do país e o acesso universal a energia de qualidade, eficiente e fiável, aproveitando todas as fontes de energia, com ênfase nas fontes de energias renováveis e na redução do uso de fontes fósseis.

Leia mais >>> AQUI

Copyright © 2022 Towards Sustainable Energy for All-Mozambique (TSE4ALLM), All rights reserved.


Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list.

Email Marketing Powered by Mailchimp