Copy
newsletter#12 invernos

O email chegou na pasta de spam ou promoções?
Clica e arrasta pra sua caixa de entrada :)
De tempos em tempos, passo alguns meses sem conseguir escrever nenhuma letra para as músicas que componho. Quando essas ideias voltam a surgir e enfim sinto que tenho algo a dizer, são as novas ideias musicais que passam a soar desinteressantes. E então passo mais algum tempo, geralmente mais curto, acumulando dessa vez letras sem música.

Depois disso, atravesso um terceiro período mais curto ainda, em que esses dois lados deixam de parecer opostos e fluem em perfeita comunhão, seguido de um quarto e breve período em que nada acontece. É quando, mais tarde, as ideias musicais voltam, junto com a já familiar frustração de não encontrar palavras que colem nelas.

Quando isso acontece, sei que completei uma volta em torno de mim mesmo. E recomeçam as quatro estações.

 

"O que torna uma música bonita é a distância entre uma nota e a seguinte. O que torna o discurso eloquente são as pausas apropriadas entre as palavras. De tempos em tempos devemos respirar fundo e perceber os silêncios entre os sons" - Haemin Sunim
 


Invernar
Em Wintering: The Power of Rest and Retreat in Difficult Times (algo como “Invernar: O poder do descanso e do retiro em tempos difíceis”, em tradução livre) Katherine May fala sobre a função do inverno na natureza. Ela conta que animais e plantas não lutam contra ele ou seguem com suas vidas como se nada estivesse diferente. Pelo contrário, a natureza inteira se adapta e se transforma das maneiras mais incríveis em função disso.

Não é um período de morte e vazio, mas sim de mudanças profundas e silenciosas necessárias para tudo que é vivo poder se contrair antes de se expandir. Respiração, fotossíntese, estações do ano, o Big Bang e minhas composições engavetadas. O tempo não é linear e a vida é feita de ciclos.

 

"Dê um passo. Depois outro. Você não notará, mas seus passos crescerão cada vez mais" - Elena Mikhalkova
 


Austin Kleon lembra da importância de observar os ciclos da nossa produção criativa e “aprender a ter paciência com as estações de intervalo. É preciso dar tempo para mudar e observar o próprio padrão”. Além de tornar a coisa toda bem menos frustrante, você aprende a usar isso a seu favor, o que no meu caso significa algumas músicas instrumentais e textos a mais.


Nem todo trajeto é reto
Nem o mar é regular, já dizia aquela do Metá Metá.

 

"Ninguém se reinventa totalmente da noite para o dia. Não existe um botão mágico. Não tem problema parar para respirar, então saia de cena por um tempo. Planeje seus próxios passos. Junte todas as suas peças" - Adam J. Kurtz
 


Jabá da semana 1
A vida reina é o novo single do Gabriel Aragão, com participação do Rodger Rogério.

Jabá da semana 2
E aí, tem curtido a newsletter e conhece gente que provavelmente tem o mesmo gosto duvidoso, mas que ainda não se inscreveu? Pois recomenda mandando esse link aqui. Nessa seção, além do botão de se inscrever, tem todas as edições enviadas até agora.


até semana que vem :)

 
Caio Castelo toca, escreve e produz
Acesse caiocastelo.com para ouvir, ler e assistir mais
spotify
youtube
instagram
facebook
site






This email was sent to <<Email>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Caio Castelo · Rua Pereira Valente, 1089 · Meireles · Fortaleza, Ce 60160-250 · Brazil

Email Marketing Powered by Mailchimp