Copy
PPMAC

Base de dados, imagens, receitas, curiosidades, fórum, blog, notícias, newsletter!

Edição #24 - maio de 2014


Olá <<Nome completo>>,

Nesta edição estamos selecionando algumas plantas cujo conteúdo passou por fina revisão: alecrim-pimenta, goiabeira vermelha, mentrasto e erva-de-santa-maria. Confira na seção Destaque.

Foi selecionado uma monografia de especialização que aborda acupuntura, óleos essenciais e aromaterapia. Esse assunto parece interessar muitos dos leitores que nos procuram, por isso a sugestão de leitura, confira aqui

E sobre "milagre"? Já ouvimos falar em milagres e já ouvimos falar em plantas que fazem milagres. Não gostaria de polemizar sobre esse assunto, mas colocar a minha visão. Eu acredito que elas "fazem a sua parte", ou seja, as plantas curam. E também têm poder preventivo. Mas para que as plantas desempenhem seu papel, há um conjunto de pontos a considerar. Se você gostou desse assunto, leia mais no post que acabei de concluir


No mais, role a tela e continue com o newsletter. Boa leitura.

Abraços

Sérgio
Carta do Leitor
O e-mail abaixo foi recebido da assinante Márcia Martins. Trocamos recentemente algumas mensagens sobre um problema que a afligia. Ela pede para transcrever seu agradecimento e coloca-se a disposição para ajudar. Veja a seguir. 

Márcia Martins
E-mail: marciamartins02_vip@hotmail.com
Cidade: Cambé (PR)

Assunto: Candidíase vaginal

Msg: Obrigada pelas dicas, foram muito úteis. Estou bem, sem candidíase há 6 meses! Estou tomando óleo de coco em cápsulas 3 vezes ao dia e cápsulas de óleo de alho, vacina homeopática de Candida albicans CH 30 em glóbulos, 9 glóbulos ao dia por debaixo da língua. Peço que passe esta mensagem a quem possa interessar. Abraços, qualquer dúvida será um prazer respondê-las. Fica com Deus!
Alecrim-pimenta (Lippia sidoides), erva da Farmacopeia Brasileira, tem uso científico comprovado como anti-inflamatório e antisséptico da cavidade bucal, afecções da pele e couro cabeludo. Pode ser preparado por infusão, tintura, gel e como sabonete.
Goiabeira vermelha (Psidium guajava) é aromática, saudável, rica em fibras e vitamina C, contém alta concentração de licopeno, que tem papel essencial na proteção de doenças.
Mentrasto (Ageratum conyzoides) tem atividade anti-inflamatória confirmada pela extinta Central de Medicamentos (CEME). A decocção das folhas demonstrou atividade frente a inflamações ovarianas e outras afecções.
Erva-de-santa-maria (Dysphania ambrosioides), devido a sua eficácia, facilidade de administração e baixa toxicidade, é considerada o mais valioso de todos os remédios vermífugos.
O extrato da planta é um potencial agente analgésico.
 

Recomendação de leitura

Recomendamos a leitura da monografia de especialização em acupuntura. O trabalho aborda a teoria dos cinco elementos, as energias, a etiologia das doenças, os grandes meridianos e os pontos Su. Explica o uso de óleos essenciais na terapêutica, discorrendo sobre o histórico da aromaterapia, aplicação dos óleos essenciais (físico, emocional e vibracional), características físicas, químicas e farmacodinâmicas.

Discorre também sobre os óleos essenciais que podem ser utilizados no tratamento e os procedimentos técnicos na terapêutica. Para acesso ao texto completo clique 

Uso de óleos essenciais na acupuntura >>
 

Curso de Fitoterapia online

O curso de Fitoterapia oferece o conhecimento sobre o uso das plantas medicinais em vários problemas de saúde, assim como noções gerais sobre o tratamento Fitoterápico. O conteúdo abrange videoaulas, exercícios de fixação, interatividade e material didático.

O Curso foi projetado pelo Prof. Marcelo Rigotti (e-mail), especialista em botânica e fitoterapia. Tem como público-alvo estudantes e profissionais da área de saúde, interessados em trabalhar como Terapeuta Holístico ou na área de plantas medicinais e Fitoterapia.
Para se inscrever, clique no banner

Seu cadastro
 
Por favor mantenha seu cadastro ATUALIZADO, é só clicar no rodapé desta mensagem. Essa é a garantia que você tem de receber as próximas edições de newsletter.

Entre em Contato
 
Envie sua mensagem. Todas as Cartas dos Leitores serão atendidas, para tanto escreva seu nome completo, cidade e UF onde reside.

Contamos com seu conhecimento e experiência! Muitos materiais são recebidos de amigos e colaboradores. 

Avise caso encontre algum erro, omissão ou confusão. Envie a descrição de uma planta que não consta do Banco de Dados. Avise caso esteja recebendo esse newsletter repetido. 

Envie sua dúvida ou sugestão de pauta, que poderão ser publicadas na próxima edição!
 
Copyright © 2014 Sergio R. Sigrist, All rights reserved.
Email Marketing Powered by Mailchimp