Copy
Newsletter - Agosto/2017
Abrir no navegador

Olá,


Confira os destaques do Portal Medicinais do mês de agosto: plantas brasileiras endêmicas do Cerrado, alimentícia não convencional, dicas de leitura e um serviço on-line de ilustrações botânicas.

O newsletter continua. Role a tela e boa leitura.
 

Abraços, Sérgio!

Destaques

Fava-d'anta
 (Dimorphandra mollis, Leguminosae) é indicada em produtos cosméticos e farmacêuticos devido a presença em alta concentração de bioflavonoides rutina e a quercetina.
Frutos de pimenta-de-macaco (Xylopia aromatica, Annonaceae), são usados na medicina popular pelas propriedades carminativa, estimulante e afrodisíaca; e como condimento no tempero de carnes.
Folhas frescas e cruas de azedinha (Rumex acetosa, Polygonaceae) são indicadas na falta de apetite, retenção de urina e como depurativo do sangue. Na culinária destaca-se em sopas e saladas.

Dicas de Leitura

Fitoterapia e obesidade
A maneira saudável de perder peso é seguir uma dieta rigorosa e praticar exercícios. E a fitoterapia pode ajudar nesta missão, pois algumas plantas têm propriedades sedante, redutora de apetite e diurética, servindo como complemento.
Parar de fumar e melhorar os pulmões
Ervas medicinais e orientações úteis - tal como aprender a relaxar o corpo e a mente - ajudam o indivíduo a largar “o gostoso sabor da vitória” e restaurar os pulmões, órgão bastante afetado pelo fumo. Confira!
Dieta saudável, com alimentos baratos e fáceis de encontrar!
Método criado na Universidade de Yale classifica os nutrientes em "bons" e "maus", usando valores de referência. A aplicação do método resultou na identificação dos 11 melhores alimentos: brócolis, mirtilo, quiabo, laranja, feijão-verde, batata-doce, tomate, banana, toranja, manga e abacaxi.
Ilustração Botânica
Interessante site de ilustrações botânicas, onde pode-se pesquisar plantas tanto pelo nome científico quanto vernacular. Conta com muitos artistas colaboradores. O único inconveniente é a interface "pobre", mas em termos de conteúdo é excelente. Disponível em inglês e dutch, desktop, celular e tablet.

Agradecimento

Ao amigo Mauro Cruz (Pirenópolis, GO), por ceder fotos da planta pimenta-de-macaco. Mauro é publicitário, administra o herbário  da Prefeitura Municipal e trabalha como guia especializado em caminhadas em ambientes naturais, especialmente o cerrado rupestre de altitude desta cidade próxima a Goiânia. Fica a dica para quem desejar conhecer o seu trabalho.
 

Dúvidas? Sugestões?

Não hesite - Clique
Copyright © 2017 Sergio R. Sigrist, All rights reserved.


Deseja atualizar seus dados ou cancelar assinatura?
Clique atualizar seus dados ou cancelar recebimento de newsletter

Email Marketing Powered by Mailchimp