Copy
PPMAC - Base de dados, imagens, receitas, curiosidades, fórum, blog, notícias, newsletter!

Edição #23 - abril de 2014


Olá <<Nome completo>>,

Acredito na cooperação entre as pessoas. Muito do que aprendemos advém do contato que temos, sejam "real" ou "virtual", formal ou informal. Não importa. Acredito também que trabalhos e projetos devem ser estimulados. Todos temos nosso "lado empreendedor", uma idéia que desejamos colocar em prática, fazer brotar, crescer e desenvolver, apostar que vai dar certo.

Quando iniciei este website, não fossem os colaboradores eu não chegaria até esse ponto: tornar-se uma referência! Assim, ao mesmo tempo em que reconheço (e agradeço) o estímulo recebido, também procuro retribuir. Todo início de mês eu distribuo a edição mensal de newsletter contando as novidades do Portal (isso mesmo, evoluimos de website para portal, há uma grande diferença), transcrevo os e-mails recebidos e comento assuntos diversos que suponho sejam de interesse dos assinantes.

Mas tenho particular interesse em ajudar a divulgar o "lado empreendedor". Se você tem um projeto e deseja aproveitar esse canal de divulgação, entre em contato comigo até o final do mês, para sair na edição do mês seguinte.

No momento estou recomendando o trabalho do nosso amigo Marcelo Rigotti, um curso online sobre Fitoterapia - Princípios e Prática. Veja mais no final dessa matéria, ou clique para ir direto à página do Curso.

Fitoterapia Princípios e Prática

Boa leitura (e bons projetos),
Abraços

Sérgio
Carta do Leitor
Seção de e-mails recebidos dos assinantes. Pessoal, que tal compartilhar conhecimento e experiência? Peço a gentileza de quem puder atender que escreva diretamente ao interessado, com cópia para "contato@ppmac.org", assim eu também fico sabendo.

# 1 Isabel Cristina da Costa Pinto
Email: belcris-sb@hotmail.com
Assunto: Cistite crônica inespecífica moderada

Mensagem: Por favor me ajude. Fiz uma biopsia e o resultado foi cistite crônica inespecífica moderada. Já fiz tratamento por um ano com remédio de manipulação na sonda, voltei ao urologista novamente, ele me passou mais 6 meses de hidroxizine, só aliviou mas no momento estou em crise, parece que a bexiga está muito cheia, mas é só sensação pois a cada segundo eu faço um pingo. Me ajudem, o que eu faço agora? Retorno ao urologista novamente, o médico da minha cidade me aplicou uma injeção de getamicina 160 ml. só aliviou mas continuo sentindo a bexiga imensa e a todo instante tenho que ir ao banheiro. Isabel Cristina.

RE: Olá Isabel Cristina, há uma referência sobre plantas medicinais indicadas para cistite, que exercem ação preventiva de novas recaídas e devem ser usadas de 2 a 3 semanas após passar a fase aguda. Algumas dessas plantas são: 
  • Alho: antibiótico perante as bactérias causadoras da infecção urinária. Consumir cru, extratos ou decocção de dentes.
  • Uva-ursi: potente antisséptico urinário. Decocção ou maceração de folhas secas.
  • Equinácea: aumenta as defesas orgânicas. Decocção da raiz triturada, extratos.
  • Tomilho: diurético e antisséptico. Infusão, cataplasmas quentes no baixo ventre.
  • Violeta: fornece mucilagens de ação emoliente e anti-inflamatória. Infusão de flores.
  • Abóbora: desinflama e descontrai a bexiga. Consumir as sementes frescas, secas ou cozidas.
Espero ter ajudado. Seria interessante que mais assinantes deem sua opinião. Para mais informações consulte:
ROGER, J.D.P. Plantas que curam - Enciclopédia das Plantas Medicinais. Publicadora Atlântico, V.1.

# 2 Luis Eduardo Martins
Email: luis.e.martins@hotmail.com
Cidade: São Carlos (SP)
Assunto: Probiótico tibico

Mensagem: Estou cultivando o probiótico tibico (ou kefir) em água com açúcar mascavo. Dizem que a água resultante da fermentação do açúcar mascavo é muito nutritiva e chega a curar muitos males. Mas não consegui informação científica de instituto de pesquisa.

RE: Olá Luís, grato pelo contato. Está dado o recado. 

# 3 Marcos Martins dos Santos Azevedo
E-mail: mazevedo4@terra.com.br
Cidade: Uberaba (MG)
Assunto: Horta de temperos e plantas medicinais

Mensagem: Olá, tenho em minha casa uma horta com temperos e ervas que utilizo no dia a dia de minha família. Nossos amigos sempre elogiam e comentam sobre os benefícios de ter temperos e ervas sempre a mão. Pensando nisto, estou vislumbrando a possibilidade de montar um pequeno negócio para a formação de hortas de temperos e plantas medicinais em pequenos espaços, como quintais e apartamentos utilizando de vasos. Tenho pouca experiência na produção destas plantas mas vejo uma boa oportunidade de socializar e também de geração de renda. Vocês tem alguma orientação que poderiam me fornecer? Antecipadamente agradeço pela atenção.

RE: Olá Marcos, sei que uma colaboradora já contatou você, espero que mais pessoas possam dar uma opinião.

# 4 Gustavo Naxara Oscko
Email: osckogu@gmail.com
Assunto: Informação técnica

Mensagem: Olá! Gostaria de saber qual planta ou fruta que contém a maior quantidade de ácido abscísico. Grato.

RE: Olá Gustavo, grato pelo contato. Está dado o recado. 

# 5 Silvia Helena Fagundes
Email: shfagundes62@gmail.com
Cidade: Poços de Caldas (MG)
Assunto: canela-de-velho

Mensagem: Gostaria de saber se vocês vendem canela-de-velho pois estou desesperada atrás desta planta e não consigo encontrar aqui em minha cidade. Ficarei muito feliz se me arrumassem um pouco para dois meses de tratamento, pois já não suporto mais tanta dor. Deus os abençoe. Aguardo uma resposta. Abraços, Silvia.

RE: Olá Silvia, veja a resposta abaixo sobre o mesmo assunto!

# 6 Manuel Suami Nascimento
Email: suami1945@hotmail.com
Cidade: Uberlândia (MG)
Assunto: artrose bilateral nos quadris 

Mensagem: Olá amigo, bom dia. Tenho artrose bilateral nos quadris e gostaria de um parecer sobre a canela-de-velho (Miconia albicans), nosódio ou artro-nosódio? E onde poderia adquirir? Obrigado, Manuel Suami.

RE: Olá Silvia, Manuel, grato pelo contato! O que temos sobre canela-de-velho é a página desta planta. Infelizmente não trabalhamos com vendas e também não sei dizer onde encontrar esses produtos, por isso estou transcrevendo aqui a mensagem de vocês, na expectativa de que alguém dê um parecer.
Destaques em Nossas Plantas

  
Amor-crescido                        Erva-baleeira

Amor-crescido (Portulaca pilosa), planta popular em Belém (PA) sobretudo no tradicional mercado Ver-o-Peso onde se encontram ervas frescas, receitas de poções, xaropes e preparados contra vários tipos de afecção.

Erva-baleeira (Cordia curassavica) tem uso científico comprovado como anti-inflamatória. Preparada por infusão, aplicar compressa 3 x dia na região afetada. Como pomada, pode ser aplicada em dores associadas a músculos e tendões.


Recomendação de leitura
Uma forma descontraída de dar o recado: aliar uma alimentação simples e saudável a boas atitudes, segundo a estação do ano ou evento (férias, Copa do Mundo, horário de verão, feriadão, etc.). Assim a nutricionista Vanderli Marchiori responde aos e-mails que recebe, concluindo seu assunto com uma "Dica de Saúde". Vários e-mails eu troquei com a nutricionista ao longo do tempo, agora eu os compilei e os repaginei.
Dicas de Saúde >>

Recomendação - Curso online
O curso de Fitoterapia oferece o conhecimento sobre o uso das plantas medicinais em vários problemas de saúde, assim como noções gerais sobre o tratamento Fitoterápico. O conteúdo abrange videoaulas, exercícios de fixação, interatividade e material didático.

O Curso foi projetado pelo Prof. Marcelo Rigotti (e-mail), especialista em botânica e fitoterapia. Tem como público-alvo estudantes e profissionais da área de saúde, interessados em trabalhar como Terapeuta Holístico ou na área de plantas medicinais e Fitoterapia.
Para se inscrever, clique no banner

Seu cadastro
Por favor mantenha seu cadastro ATUALIZADO, é só clicar no rodapé desta mensagem. Essa é a garantia que você tem de receber as próximas edições de newsletter.

Entre em Contato
Envie sua mensagem. Todas as Cartas dos Leitores serão atendidas, para tanto escreva seu nome completo, cidade e UF onde reside.

Contamos com seu conhecimento e experiência! Muitos materiais são recebidos de amigos e colaboradores. 

Avise caso encontre algum erro, omissão ou confusão. Envie a descrição de uma planta que não consta do Banco de Dados. Avise caso esteja recebendo esse newsletter repetido. 

Envie sua dúvida ou sugestão de pauta, que poderão ser publicadas na próxima edição!
 

Colaboradores

Colaboraram nesta edição: Carla Rafaela de Oliveira (Piracicaba, SP), Marcelo Rigotti (Dourados, MS), Martha Batista (Florianópolis, SC), Tarsila Sangiorgi Rosenfeld (São Paulo, SP).
 
Copyright © 2014 Sergio R. Sigrist, All rights reserved.
Email Marketing Powered by Mailchimp