Copy
Newsletter - Dezembro de 2016
Abrir no navegador

Olá,

Neste ano de 2016 tivemos importantes avanços no Portal de Plantas Medicinais. Foi dado destaque para as 50 espécies relacionadas na Farmacopeia Brasileira. Essas aparecem com a indicação FFFB1. 

Começamos também a destacar as "plantas alimentícias não convencionais", indicadas no site pela sigla PANC. Muitas delas são valorizadas pelas propriedades medicinal e alimentícia, como é o caso da última inclusão no banco de dados, a "pulmonária". É nossa intenção continuar nessa linha. Vivemos em um país onde estima-se existir mais de 3.000 espécies de plantas com potencial alimentício, porém a maioria é ainda desconhecida em termos de benefícios à saúde. Há ainda uma questão de soberania nacional: grande parte dos alimentos que chegam à mesa do brasileiro é importada, tornando esses produtos mais caros, mais dependentes de transporte internacional. E geram mais renda no exterior e não aqui.

Ao findar mais um ano de realizações, agradeço a atenção dos amigos, assinantes, colaboradores, desejando-lhes Feliz Natal e Ano Novo com saúde e PAZ!

O newsletter continua. Role a tela e boa leitura!


Abraços,
Sergio

Novas plantas no acervo

Mio-mio

Resistente a seca, infestante em pastagens, considerada tóxica para o rebanho bovino, "mio-mio" (Baccharis coridifolia) possui compostos químicos importantes para o tratamento de câncer humano.

Pulmonária

Indicada contra afecções pulmonares, asma, bronquite, "pulmonária" (Stachys byzantina) vai bem na culinária: folhas novas empanadas e fritas ficam crocantes, com sabor de peixe

Dicas de leitura

Hidrogel, uma técnica de irrigação que retém a água no solo.

Há uma diferença entre "molhar" e "irrigar", saiba mais aqui.

Pesquisa da UNICAMP contribui para determinação dos teores de cálcio, magnésio e ferro de importância para a saúde em resíduos secos de citrus.

A própolis verde diferencia-se das demais pela presença de compostos fenólicos com atividades biológicas benéficas ao organismo no combate e prevenção a doenças.

Oportunidade

Encontram-se abertas as inscrições para a II Oficina de Irrigação e Drenagem no Cultivo Doméstico, a ser realizada de 14 a 21 de janeiro de 2017, com aulas nos dias 14 e 21/01, das 9h30 às 15h30. Local: Piracicaba (SP), Laboratório Didático Multiusuário da USP/ESALQ.
Mais informações e inscrição >>

O curso online de Naturopatia, com 600 horas de carga horária, capacita o aluno a se tornar um terapêuta profissional.
Mais informações e inscrição >>
 

Dúvidas? Sugestões?

Não hesite - Clique
Copyright © 2016 Sergio R. Sigrist, All rights reserved.


Deseja atualizar seus dados ou cancelar assinatura?
Clique atualizar seus dados ou cancelar recebimento de newsletter

Email Marketing Powered by Mailchimp