Copy
Newsletter - Setembro de 2016
Abrir no navegador

Olá <<UF>>,

O destaque desta edição é o inhame (foto), atendendo preferências de leitores que votaram em recente enquete. O resultado da enquete revela algo interessante: uma de suas principais características é o valor nutricional, indicando a atenção que muita gente está dando à saúde. Além do mais, este vegetal tem uso reconhecido no tratamento de alergias, atraso de crescimento físico em crianças e certas condições gastrointestinais.

Além do inhame, confira as novas plantas incorporadas ao acervo. Temos carta do leitor, dicas de leitura, sugestão de cursos, download grátis e um interessante projeto de transformação de uma área poluída em horta comunitária. 

O newsletter continua. Role a tela e boa leitura.
Abraços, Sergio.

Carta do Leitor

#1Jose Alberto Esteves
E-mail: estevesalbert@gmail.com

Msg: "Prezado Sergio, parabéns pelo belíssimo trabalho no PPMAC, a qual sou assinante de news. Sou um amante do campo e de seus milagrosos produtos, principalmente as plantas. Com sua larga experiência no ramo poderia me indicar algumas plantas que combatem a aterosclerose nas artérias? Plantas que consigam desobstruir aos poucos artérias comprometidas por esta doença. Um grande abraço. José Esteves."

RE: Olá José Esteves, grato pelo contato e palavras de incentivo. Em princípio posso sugerir a leitura do que já temos em nosso Portal: alho, arnica, chuchu, chapéu-de-couro, macaúba, burututu e tamarindo. Todas são indicadas para aterosclerose. Eu retorno o contato quando tiver mais informações. Abraços, Sergio.

#2 Roberto Luiz Almeida Figueiredo
E-mail: figueiredoig@ig.com.br
Cidade: Salvador (BA)

Msg: "Na cidade de Apodi (RN) tem uma planta conhecida como jaramataia que vem curando inúmeras enfermidades. Como se trata de uma espécie comum no Nordeste brasileiro, certamente a temos também na Bahia. Gostaria de saber se esta planta é conhecida por outros nomes populares em especial aqui em Salvador e Região Metropolitana?"

RE: Olá Roberto, grato pelo contato. Outros nomes encontrados para essa planta são jatiúca, jeremataia, girimato, tamanca e tamanqueira. Atenção a estes dois últimos nomes (tamanca e tamanqueira), outras plantas são também assim chamadas. Aproveitamos a sua dica e fizemos a página da jaramataia. Boa leitura!

Novas plantas no acervo

Horta&Cultura Vizinhos da RESEX

O Projeto Horta&Cultura vizinhos da RESEX é fruto do envolvimento da comunidade que transformou um lixo a céu aberto em um espaço público com horta orgânica e área para crianças.

Tudo começou quando rejeitos e entulho de obras passaram a incomodar moradores do loteamento Santa Rita de Cássia, bairro Carianos (Florianópolis, SC), próximo ao aeroporto Hercílio Luz e da Reserva Extrativista Marinha do Pirajubaé (RESEX), unidade de conservação brasileira localizada na baía sul da Ilha de Santa Catarina.
Aos poucos produtos plásticos, isopor, terras, madeiras, restos de móveis e toda sorte de sujeira passaram a ser descartados no local, formando montes e montes de agentes poluidores do meio ambiente. Antes de se tornar um lixão definitivo Martha de Lima, pedagoga e terapeuta naturalista e um grupo de colaboradores resolveram tornar o espaço viável e agradável à convivência humana. 

O trabalho iniciou a partir de uma composteira. Em seguida realizaram o primeiro mutirão para implantar as floreiras. A composteira recebeu as sobras dos jardins e cozinhas residenciais da vizinhança. Depois construiram a espiral para abrigar as ervas medicinais e condimentares e outra área elevada para o plantio de verduras e legumes. Como muitas crianças acompanhavam seus pais nas atividades, uma área de lazer foi equipada com balanços, casa na árvore, brinquedos e caixas com areia.

Segundo a coordenadora Martha "estamos fazendo ao nosso tempo, sem pressa, com participação espontânea e convocado por mídias. Temos uma variedade de ervas e já colhemos as primeiras verduras que serviram de acompanhamento no almoço em um dos mutirões".

Todos estão de parabéns pela iniciativa e pelo exemplo a ser seguido, pois objetiva a produção orgânica de alimentos e apoia-se na integração da comunidade por meio do trabalho voluntário. 

O grupo contou com a experiência do coletivo Quintais de Floripa e pretende divulgar suas ações para que repercuta em outros  bairros. Mais informações sobre o projeto estão no Facebook.

Dicas: leitura, treinamento, download

Leitura

Treinamento

Download grátis de e-book

Dúvidas? Sugestões?

Não hesite - Clique
Copyright © 2016 Sergio R. Sigrist, All rights reserved.


Deseja atualizar seus dados ou cancelar assinatura?
Clique atualizar seus dados ou cancelar recebimento de newsletter

Email Marketing Powered by Mailchimp