Copy
Newsletter - Outubro de 2016
Abrir no navegador

Olá,

Nesta edição de outubro compartilho as novidades do Portal de Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares (PPMAC). Temos plantas em destaque (lobeira, pupunha), Carta do Leitor, post "Fitoterápico para disfunção erétil", dicas e oportunidades.

Estou também ajudando a divulgar projetos de nossos colaboradores. Role a tela e boa leitura!
Abraços, Sérgio

Carta do Leitor

Afonso D'albuquerque
E-mail: estradeirodoinfinito@hotmail.com.br
Cidade: Araruama (RJ) 

Msg: "Tenho um pé de pitanga plantado em minha cidade há mais de 15 anos. Normalmente produz 1 ou 2 pitangas muito fraquinhas. Este ano produziu em torno de 30 pitangas. O que posso fazer para melhorar a produção da pitangueira?"

Re: O fato da sua pitangueira estar declinando na produção de frutos infelizmente não dá subsídios suficientes para chegar a uma conclusão. Podem ocorrer alguns fatores. Suponho que esse pé esteja próximo o suficiente para que você o irrigue com regularidade. Isso não é bom. Excesso de água inibe a floração. Tenho em casa um pé de pitanga com 3 anos e nunca o irriguei. Este ano floriu bastante. Porém como eu disse, outros fatores poderão influenciar negativamente. O correto seria "ver" o pé. Se tiver como encaminhar fotos com boa nitidez - inclusive das folhas - ajudaria bem, além de examinar como estão as demais plantas do entorno (Alexandre Vendemiatti - alex@plantarsempre.com.br).

Novas plantas no acervo

O polvilho obtido do fruto seco da "lobeira" (espécie do Cerrado) é indicado para o tratamento de diabetes mellitus e obesidade. O fruto é também reconhecido pelos nutrientes.
Nativa da região Amazônica, a pupunha é uma palmeira cujo óleo extraído da polpa do fruto tem ação contra cárie dental.

Dica de leitura


Oportunidade

Há um interessante grupo no Facebook dedicado a doação e troca de sementes

Encontram-se abertas as inscrições para a “Oficina de irrigação e drenagem no cultivo doméstico”, destinado a quem deseja adquirir conhecimentos básicos sobre os princípios e técnicas aplicáveis na irrigação e drenagem doméstica. Mais informação e inscrição

Website de colaboradores

"Biociência Online" e "Plantar Sempre" são websites coordenados por nossos colaboradores Marcelo Rigotti (Dourados, MS) e Alexandre Vendemiatti (Piracicaba, SP). Recomendo esses trabalhos pois conheço pessoalmente os autores, são profissionais dedicados e competentes.

Dúvidas? Sugestões?

Não hesite - Clique
Copyright © 2016 Sergio R. Sigrist, All rights reserved.


Deseja atualizar seus dados ou cancelar assinatura?
Clique atualizar seus dados ou cancelar recebimento de newsletter

Email Marketing Powered by Mailchimp