Copy
Banco de dados, imagens, receitas, curiosidades, blog, fórum!
Abrir no navegador
Edição # 17 - novembro 2013

Olá <<Nome completo>>,

Todo projeto que inicia com vontade, dedicação e em certos casos, boa dose de paciência, tende a gerar um bom produto.

Com orgulho lanço um olhar ao passado recente, início dos anos 1990. Uma ideia, uma intenção, uma forma de aliar atividade profisssional a um hobby, e juntando algumas pessoas e fatos a esse caldo, resultou num trabalho que frutificou e ganhou força ao longo dos anos.

Naquele tempo foi criado um Banco de Dados de Plantas Medicinais no ambiente do MS-DOS, depois todo o conteúdo migrou para a Web e hoje demos um passo adiante, passamos a operar em torno de um CMS Portal Web, simples porém moderno, atrativo, recheado de conteúdo de qualidade, fácil de usar e de interagir com amigos, colaboradores e adeptos da Fitoterapia.
 
Pessoas e fatos marcantes não são esquecidos, por isso convido-o a visitar meu blog e ler Meus Primeiros Passos na Fitoterapia, onde acrescento mais detalhes dessa jornada.
Carta do Leitor

Afecções da próstata

O leitor Leo Costa (Barreirinhas, MA) gostaria de saber sobre plantas e ervas utilizadas para combater a próstata. Sobre esse assunto há uma boa fonte de referência, cujo texto está publicado no Portal.

Candidíase vaginal
A leitora Márcia Martins (Cambé, PR) solicita informações sobre tratamento natural para essa doença. Sobre esse assunto há uma boa fonte de referência, cujo texto está publicado no Portal.
 
 
TCC em Fitoterapia e Esporte
A leitora Teresa Fernandes Coutinho (Sobradinho, DF) desenvolve um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) de Pós-Graduação em Nutrição Esportiva e seu tema é Fitoterapia e Esporte. Ela pede material sobre o tema, quem puder ajudar por favor entre em contato pelo Email.

Panacéia, barba-de-bode  (Solanum cernuum)
A leitora Vandete Santana solicita informações sobre a planta conhecida como Panacéia (Solanum cernuum), onde encontrar a muda, efeitos, informações técnicas e pesquisas sobre tratamento de câncer na bexiga, com infecção urinária crônica corrosiva.  

Não temos a ficha dessa planta, também conhecida por bolsa-de-pastor, braço-de-preguiça, braço-de-momo, velame e outros nomes, mas parece ter propriedades comprovadas. Fica a sugestão para elaboração de uma página para a mesma. Segue uma referência que pode ajudar:
 
 
Chá de graviola cura o câncer?
A amiga e colaboradora Ana Lúcia T. Mota (São Paulo, SP) sugere a leitura de um texto esclarecedor sobre o chá de graviola na cura de câncer. Esse assunto é recorrente, volta e meia aparece em nossas caixas postais dando conta dos poderes dessa planta. Lendas, versões, estórias imaginosas, devemos ter o senso crítico em procurar informações precisas, principalmente quando se trata de coisas que podem afetar nossa saúde.

Maria-sem-vergonha (foto), em cujas folhas estão presentes alcalóides identificados como agentes anticâncer que podem ser utilizados na quimioterapia.
Urtiga, planta considerada reconstituinte e remineralizante devido ao alto conteúdo de sais minerais e clorofila. 
Videira (uva), produz um fruto de grande valor alimentício e cultural para o homem, amplamente consumido in natura ou na forma de sucos e doces. A fermentação do suco de uva produz um líquido alcoólico, o vinho, conhecido desde a Antiguidade.
Uvaia, em cujas folhas há flavonóides com propriedades que atuam no tratamento da gota humana.
The Plant List

O site The Plant List tem sido excelente fonte de consulta em nossa revisão do banco de dados. Ele oferece uma lista de todas as espécies conhecidas apresentadas pelo nome científico, sinonímias e família.
Sobre sinônimos, alguns são sinalizados como "não resolvido", ou seja, são nomes que ainda não reunem provas suficientes para que sejam considerados sinônimos. Isso é interessantes, pois sabe-se que nomes e sinônimos causam confusão.
The Plant List trabalha em colaboração com o Royal Botanic Gardens, Kew, fundado em 1759 e declarado Patrimônio Mundial da UNESCO em 2003; e o Missouri Botanical Garden, fundado em 1859, uma histórica instituição dos EUA.
Para saber mais The Plant List >>
Sua colaboração!

Contamos com seu conhecimento e experiência! Muitos materiais publicados são recebidos de amigos e colaboradores.
Avise caso encontre algum erro, omissão ou confusão. Envie a descrição de uma planta que não consta do Banco de Dados.
Avise caso esteja recebendo esse newsletter repetido. Envie sua dúvida ou sugestão de pauta, que poderão ser publicadas na próxima edição!
Dica de Leitura

A Dica de Leitura está no "Fórum Fitoterapia >> Ansiedade, depressão" onde a amiga e colaboradora Martha Batista (Florianópolis, SC) comenta que pequenas atitudes do dia-a-dia, no caso a respiração profunda, ajudam a combater esse terrível mal que acomete muita gente.
 
Agradecimento pela colaboração nessa edição a Carla Rafaela de Oliveira, estudante de Sistemas de Informação da UNIMEP (Piracicaba, SP)
PPMAC - Portal Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares
Banco de dados, imagens, receitas, curiosidades, newsletter, blog, fórum!
Copyright © 2013 Sergio R. Sigrist, All rights reserved.


Cancelar assinatura  

Email Marketing Powered by Mailchimp