Copy
PPMAC - Banco de dados, imagens, receitas, curiosidades, blog, fórum, newsletter! Edição novembro 2014
Abrir no navegador
Olá,

Nesta edição de newsletter apresento um resumo dos assuntos que chegaram até a mim. Boa parte de novo conteúdo adicionado ao portal deve-se ao colaborador Marcio Landes Claussen (Brasília DF), a quem renovo os agradecimentos. Foi sua a sugestão de criar um "Fraseário". Quem não gosta de ler e compartilhar frases de efeito, mensagens e pensamentos curtos? Pois bem, está criado o espaço para frases de fitoterapia. Envie a sua!

Fórum Fraseário >>

Quer saber de mais novidades? Role a tela e boa leitura!

Abraços

   Sérgio

Carta do Assinante

#1 Luiz Carlos Costa
E-mail: dolucosta@ig.com.br
Cidade: Almirante Tamandaré (PR)
Msg: "Desejo parabenizar toda equipe de profissionais que colaboram com este trabalho. É simplesmente maravilhoso!"

RE: Olá Luiz Carlos, grato pelas palavras. Esperamos continuar correspondendo as suas expectativas. Abs, Sergio.

#2 Marcio Landes Claussen
E-mail: marcioclaussen@gmail.com
Cidade: Brasília (DF)

Msg: "Olá Sergio, aqui vai mais uma sugestão de planta para o site. Recomendo que estude a possibilidade de incluir o jambu, muito usada no Norte do Brasil como alimento e remédio. Conheci sua utilização na medicina popular quando fiz um curso prático durante duas semanas em Ubá (MG). O principio ativo já tem patente nos EUA. Pesquisadores brasileiros estão começando a estudar esta importante planta amazônica. No Jardim Botânico de Brasilia, na parte dedicada as plantas medicinais, há um canteiro de jambu. Abraços, Marcio."

RE: Olá Marcio, foi ótima sua sugestão de criar a página do jambu. Abs, Sérgio

#3 Dalvino Amorim
E-mail: dalvino.amorim@gmail.com
Cidade: Manaus (AM)

Msg: "Gostaria de saber se a ucuuba é uma planta anti-inflamatória e se já existe cápsula da mesma para venda." 

RE: Olá Dalvino, tudo bem? Sobre as propriedades da ucuuba, o que sabemos está na página desta planta. Infelizmente nada posso responder no momento sobre a existência de cápsulas. Espero que algum colaborador possa atender ao seu pedido. Abs, Sergio

#4 Carlos Alberto Fortes Ambrósio
E-mail: carlos.ambrosio@gerbras.com.br
Cidade: Anápolis (GO)

Msg: "Estou em Anápolis (GO). Trabalho e pesquiso plantas há aproximadamente 30 anos. Incentivei vários cursos com o Prof. Accorsi, Panizza, Gokite Akisue, Fernando Oliveira, Nicolai Scharapim, Jayme Sertier, Ricardo Woisk, Elfried Marianne, Elisaldo Carlini, Antonio Lappa, Luiz Carlos Marques, o grupo do CPQBA, IAC, dentre outros. Atualmente eu desenvolvo na Gerbras Ingredientes uma linha de extratos secos e insumos vegetais, como Coordenador de Projeto. Gostaria de saber se existe algum Departamento de Botânica ou taxonomia para fazer um laudo ou declaração de identificação de espécies. Eu trabalho com extratos secos e ervas desidratadas. Se tiver alguém por favor me comunique, remunero o trabalho. Já são plantas conhecidas, porém quero uma entidade de respeito avalizando a amostra que eu mandar. Algumas dessas espécies são espinheira-santa, guaco, cavalinha, sálvia, calêndula e outras."

RE: Olá Carlos Alberto, está dado seu recado. Esta é uma oportunidade que pode interessar aos profissionais habilitados a emitirem laudos de identificação de espécies. 

#5 Roberto Chiovino
Email: robchiovino@yahoo.it
Cidade: Natal (RN)

Msg: Bom dia! Meu nome é Roberto, sou médico do Programa Mais Médicos Para o Brasil como clínico geral. Sou muito interessado em estudar e aprender sobre as plantas e 
hortaliças medicinais do Brasil. Eu atendo em um bairro emergente de quase 100.0000 habitantes na zona oeste da periferia da grande Natal (Rio Grande do Norte) e consulto no 
dia-dia uma média de 25-30 pessoas, especialmente com doenças crônicas não transmissíveis tais como diabetes, hipertensão, obesidade dentre outras. Quanto mais trabalho com esta população, mais fico convencido que uma abordagem mais "natural" e especialmente holística seja possível e desejável com a utilização das plantas, ervas e verduras no Brasil. Tudo o que você puder ajudar nesta tarefa será bem-vindo! Agradeço muito pela sua ajuda, em particular estes pacientes que são carentes e não têm recursos econômicos. Poderia me orientar sobre os melhores textos ou livros sobre este assunto? Muito obrigado, aguardo o contato. Cordialmente, Dr. Roberto."

RE: Foi enviada ao Dr. Roberto uma lista de livros sobre Fitoterapia. Aproveito para reafirmar nossa disposição de continuar cooperando com tudo o que estiver ao nosso alcance. Na seção NOSSAS PLANTAS boa parte das descrições referem-se as plantas brasileiras. As assinaladas com FFFB1 são recomendações da ANVISA devido ao efeito terapêutico comprovado. Recentemente tive oportunidade de escrever sobre temas próximos a sua área de atendimento como "fitoterapia e obesidade", fibromialgia e outros (veja em meu blog). Abs, Sergio!

#6 Suely Sanches
Email: suely_jose@yahoo.com.br

Msg: Boa noite. Eu fotografei uma árvore com uma espécie de fruto amarelo, mas não sei o nome. Gostaria que me ajudassem a identificá-la.

RE: Olá Suely, está dado o recado. Quem puder atender a este pedido, favor escrever no fórum criado em:

Imagem de planta para identificação >>
 


Iboga
 
Destaque em Nossas Plantas

Dica de leitura e vídeo

Dez mandamentos para bom uso das Plantas Medicinais >>

Jardim Botânico de Plantas Medicinais >>

Seu trabalho científico

Quem desejar publicar em nosso Portal seu texto, TCC, monografia (especialização, mestrado, doutorado), artigo científico, resenha, resumo, etc., entre em contato (clique no botão abaixo). Muitos resultados recentes da Fitoterapia estão nesses trabalhos, que tal compartilhar com nossos assinantes? Pense nisso!

Sua colaboração

Contamos com sua experiência e conhecimento! Avise caso encontre algum erro, omissão ou confusão. Avise caso esteja recebendo esse newsletter repetido. Envie sua dúvida ou sugestão de pauta, que poderão ser publicadas na próxima edição!
Entre em Contato
Share
Forward
Facebook
Facebook
PPMAC
PPMAC

Seu cadastro está atualizado?

Por favor mantenha seus dados ATUALIZADOS. Clique atualizar cadastro no rodapé desta mensagem e verifique. Essa é a garantia de receber as próximas edições de newsletter.
Copyright © 2014 Sergio R. Sigrist, All rights reserved.


Cancelar assinatura    Atualizar cadastro 

Email Marketing Powered by Mailchimp