Copy
PPMAC - Banco de dados, imagens, receitas, curiosidades, blog, fórum, newsletter! Edição abril 2015
Abrir no navegador
Olá,

Na edição anterior (março/2015) eu convidei o leitor a responder a uma enquete sobre a preferência por "manga, toranja ou laranja". Agora temos outra e as opções são "batata-doce, pomelo e feijão-verde". Qual o motivo dessas pesquisas? São dois, o primeiro (e óbvio) é acolher a opinião de quem acompanha este trabalho. O segundo, e tão importante quanto o primeiro, é atiçar a curiosidade.

Manga, laranja, batata-doce e feijão-verde são bem conhecidos e valorizados. Mas toranja? Pomelo? Garanto que muita gente nunca ouviu falar. Em comum, todos esses alimentos são altamente nutritivos e alcançam nota máxima no ranking Nuval, um sistema de pontuação de alimentos elaborado por pesquisadores da Yale University.

Manga, toranja e laranja já constam de nosso Portal. Agora é a vez de escolher entre batata-doce, pomelo e feijão-verde. Qual desses tem a sua preferência? O resultado final definirá a ordem em que esses vegetais entrarão no banco de dados. Se você ainda não votou, ainda há tempo faça aqui a sua escolha.

O newsletter continua. Role a tela e boa leitura!

Abraços

   Sérgio
Carta do Leitor

#1 Lília Maria V. S. Gomes
E-mail: liliasgomes@hotmail.com
Cidade: Rio de Janeiro (RJ)

Msg: "Olá! Sou Farmacêutica e trabalho com Plantas Medicinais, porém não em estudos ou pesquisa de laboratório mas na divulgação do uso popular principalmente por comunidades tradicionais. Na verdade, eu já recebo o Boletim mensal da PPMAC (que aliás, sempre trás informações bem interessantes) porém sempre há um aviso para atualização de cadastro. Fico no aguardo. Abraços, Lília".

Re: Olá Lília, essa notificação deve ser atendida por quem de fato teve alguma alteração em seus dados, principalmente e-mail, cidade e UF onde reside. Grato pelo contato, abs!

#2 Volnei Marcos Lammel
E-mail: volneilammel@gmail.com
Cidade: São Domingos (SC)

Msg: "Tenho uma planta que ganhei a muda e é medicinal, porém esqueci o nome e o tipo de remédio. Estou lhe pedindo um especial favor de verificar a identidade da mesma. As fotos enviadas em anexo foram tiradas no meu quintal em São Domingos (SC). A planta tem folhas parecidas com as de bananeira porém bem mais estreitas, quando ganhei disseram-me que as raízes são usadas como remédio. Att. Volnei." 

Re: Oi Volnei, suas fotos foram postadas em nosso Portal. Veja se são suficientes as informações encontradas.

Planta para identificação >>

#3 Nélia Nascimento
E-mail: nelianascimento@yahoo.com.br
Cidade: Salvador (BA).

Msg: "Me interessam todas as plantas e o cultivo orgânico responsável delas. Há anos um diagnóstico devastador de doença deformante me foi dado. Plantar e consumir alimentos saudáveis foi a minha opção - e deu certo! Forneço algumas espécies de ervas e especiarias que podem ser vistas em Sitio Madrigais."

Re: Olá Nélia, recebi com prazer sua inscrição em nosso Portal. Conheci seu projeto e achei bem interessante, você está de parabéns por isso recomendo aos leitores que o visitem.

Sítio Madrigais - orgânicos >>

#4 José Alfredo Schierholt
E-mail: schierholt@gmail.com

Msg: "Amigo Sérgio, quase nunca se ouve falar da toranja. Em seu Novo Diccionário da Língua Portuguesa, de Candido de Figueiredo, também se grafa Toronja: variedade de laranja pouco doce, ou antes, variedade de limão (citrus decumana, Lin.), do árabe toronja. Não sei indicar a ordem de prioridade, nem de preferência. No almoço prefiro manga, para beber prefiro limão mas gosto mais da lima e laranja. Bom também é ralar um pouco a casca e misturá-la no tempero e bebida. Abs!"

Re: Olá José Alfredo, grato pelo contato e recomendação de consulta ao Novo Diccionário.
Destaque em Nossas Plantas

Dica de Leitura

Renovo a dica de leitura feita na edição anterior. O post "Vegetais Crucíferos" ganhou um comentário do Prof. Lelington Lobo Franco (Curitiba PR) que reforça o que foi dito sobre as qualidades nutritivas desses vegetais.

Vegetais crucíferos >>

Seu trabalho científico

Quem desejar publicar em nosso Portal seu texto, TCC, monografia (especialização, mestrado, doutorado), artigo científico, resenha, resumo, etc., entre em contato (clique no botão abaixo). Muitos resultados recentes da Fitoterapia estão nesses trabalhos, que tal compartilhar com nossos assinantes? Pense nisso!

Sua colaboração

Contamos com sua experiência e conhecimento! Avise caso encontre algum erro, omissão ou confusão. Avise caso esteja recebendo esse newsletter repetido. Envie sua dúvida ou sugestão de pauta, que poderão ser publicadas na próxima edição!
Entre em Contato
Share
Forward
Facebook
Facebook
PPMAC
PPMAC

Seu cadastro está atualizado?

Clique atualizar cadastro no rodapé desta mensagem e veja o seu registro. Se necessário faça as alterações. Essa é a garantia de receber as próximas edições de newsletter. Lembramos de que seu cadastro serve somente para uso administrativo.
Copyright © 2015 Sergio R. Sigrist, All rights reserved.


Cancelar assinatura    Atualizar cadastro 

Email Marketing Powered by Mailchimp