Copy
PPMAC - Portal de Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares
Banco de dados, imagens, receitas, curiosidades, blog, fórum!

Edição #2 - outubro 2013



Olá <<Nome completo>>,

É muito bom abrir um livro e logo nas primeiras páginas encontrar palavras sábias, escritas por quem se dedica ao assunto. Vamos a um trecho:

"Plantas medicinais, fonte de magia no que concerne a cura. A planta usa a energia química que retira do solo pela raíz como nutriente e junta-se à energia que tira do sol pela fotossíntese. São essas duas energias que ela transforma em seiva para seu sustento e em flores e sementes, que são energias condensadas que podemos usar ou deixar que a natureza as utilize, transformando tudo em outra maravilhosa planta... É o único ser vivo que pode trazer essa energia solar, cósmica, telúrica e transformá-la em energia química utilizável pelo organismo".

O livro "Fitoterapia para a mulher" (Corpomente, 2004), um presente do autor Prof. Luis Carlos de Leme Franco, médico e fitoterapêuta em Curitiba (PR), é uma fonte de ensinamentos e excelente leitura...e inspiração também para produzir nossos trabalhos.


Espero que você aprecie este segundo número de newsletter relançado em setembro de 2013, repaginado e dirigido exclusivamente aos assinantes. E espero que essa "energia" continue ativa a ponto de entregar mensalmente as futuras edições com notícias e novidades que movimentam o projeto PPMAC - Portal de Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares.

Boa leitura!

Um abraço,

Sérgio


 

Carta dos Leitores

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Em atenção ao pedido da leitora Gildete Merenço, indígena da etnia Koiupanká, moradora na aldeia Baixa do Galo em Inhapi (AL), foi elaborada uma página contendo uma lista de plantas medicinais para auxiliar em seu TCC de Licenciatura Indígena com o tema "Ervas Medicinais". Seu interesse são as ervas nativas da Região Nordeste e sua importância para o homem branco:

Essas plantas constam do livro Plantas Medicinais de Uso Popular no Estado de Sergipe, que me foi presenteado por um dos autores Prof. Lauro Xavier Filho da Universidade Tiradentes (UNIT-Aracaju). Espero que possa ajudar em sua pesquisa.

Plantas Medicinais no Estado de Sergipe >>

Moringa oleifera
Da leitora Suse de Oliveira Côrtes (Goiânia, GO) recebi uma solicitação de informações sobre a Moringa oleifera, pois há interesse em conhecê-la melhor para fins de análise da possibilidade de desenvolver um projeto na cidade de Goiânia envolvendo as escolas deste município, saúde pública, meio ambiente e sustentabilidade.

Pelo que pudemos levantar em algumas fontes, esta planta apresenta altos teores de proteína e vitamina, por isso é indicada em casos de desnutrição humana. É recomendada também na alimentação animal e outras inúmeras aplicações: purificação de água, fabricação de etanol, azeite, biomassa, biodiesel, fertilizante orgânico e recuperação de solo em regiões áridas e semiáridas. Para mais informações, acesse a página:

Moringa oleifera >>

Dúvida sobre a sálvia

A leitora Alzira A. Costa escreveu manifestando uma dúvida sobre a sálvia, que em alguns escritos aparece como escurecedora de cabelos e ao mesmo tempo, se misturada ao sal marinho, branqueia os dentes.

De fato a sálvia apresenta essas duas propriedades aparentemente contraditórias. Enviamos essa dúvida aos nossos colaboradores mas até agora não obtivemos uma explicação embasada cientificamente. Assim que aparecer uma luz, a resposta será publicada nesse espaço.


Venda de castanha-do-pará
O leitor Wagner Mori pede para divulgar a empresa onde trabalha, que oferece a venda de algumas toneladas de castanha-do-pará a pronta entrega, sendo parte já beneficiada (descascada) e outra parte ainda com cascas. Ele está a busca de clientes.
 
Por considerar essa informação de interesse público, estou ajudando nosso amigo a divulgar seu negócio. Quem desejar adquirir o produto, pode contactar diretamente o Sr. Wagner Mori pelo emailw.iori.snp@gmail.com

  Cursos de Fitoterapia + Fornecedores de Mudas e Sementes
Recebemos com frequência pedidos de onde encontrar Cursos na área de Fitoterapia e também fornecedores de mudas e sementes de ervas. Para atendê-los de forma mais organizada, foram criadas páginas específicas para cada fim. Não se trata de "recomendação" e sim um serviço de utilidade pública:
 

Conteúdo com qualidade

Além de reformular a estrutura de comunicação com nossos assinantes, está em andamento uma ampla revisão no banco de dados de plantas medicinais.

Há mudanças, algumas surpreendentes, nos nomes científicos, de famílias e sinonímias segundo o Angiosperm Phylogeny Group, classificação APG III, resultado do novo sistema de classificação que leva em conta as pesquisas e interpretações mais recentes. 

E ainda vários textos foram parcial ou totalmente reescritos e ilustrados com muitas imagens.
Tudo isso para oferecer um conteúdo de qualidade! 

Escrever no blog ou fórum

Eu recebo com frequência os mais variados pedidos de informação, ajuda e coisas do gênero. A todos eu procuro dar a atenção que merecem, porém às vezes nem sempre é possível atender, por questão de tempo ou até mesmo falha de organização pessoal.

Por isso a dica: escrevam no 
Fórum ou Blog, assim fica mais fácil localizar e compartilhar os assuntos e nos beneficiar mutuamente da troca de idéias e informações.


Sua colaboração!

O Portal conta com sua colaboração! Avise caso encontre erro, omissão ou confusão. Envie a descrição de uma planta que não consta do Banco de Dados. Divulgue este trabalho nas redes sociais e lista de contatos.
 

Dúvidas? Sugestões?
Entre em contato

Copyright © 2013 Sergio R. Sigrist, All rights reserved.
Email Marketing Powered by Mailchimp