Copy
PPMAC

Base de dados, imagens, receitas, curiosidades, fórum, blog, notícias, newsletter!

Olá <<Nome completo>>,

Sabe-se que nomes populares de plantas costumam gerar confusão. Deparei-me recentemente com um caso típico ao escrever sobre a "noz-moscada", a conhecida especiaria de sabor picante usada em várias receitas de pães, doces, carnes e muito apreciada na culinária internacional. Comecei consultando uns materiais e, surpresa!, descobri que várias espécies são referidas como "noz-moscada", devido a certas semelhanças de sabor e formato do fruto.

É comum uma planta ter diversos nomes populares e ainda, diversas plantas diferentes possuírem o mesmo nome popular. Aqui mora a confusão! Plantas diferentes possuem diferentes concentrações de princípios ativos nas suas partes, consequentemente o valor terapêutico atribuído também é diferente.

Mas de onde vem esses nomes? Qual sua origem? Resolvi me aprofundar um pouco mais no assunto e aprendi que sofremos a influência de sistemas etnofarmacológicos heterogêneos. Certos nomes "pegam" mais em determinadas regiões e se espalham pelos quatro cantos, sofrendo alterações que refletem a cultura das comunidades que compõem essas regiões.

Se você se interessou por esse assunto leia o post completo em

Nomes populares suscitam dúvidas e geram confusão >>

No mais, role a tela para continuar lendo. Temos Carta do Leitor, novas plantas em destaque e um chamado aos voluntários: quem desejar colaborar com este trabalho, temos uma relação de plantas cujas descrições estão incompletas. Seria muito bom poder contar com uma ajuda extra.

Abraços

Sérgio
Carta do Leitor
# 1 -  Wellington Martins
E-mail: wm.bahia@hotmail.com
Cidade: Natal (RN)

Msg: "Olá, sou nascido em Ipiaú (BA) e moro atualmente em Natal (RN). Os meus pais, nascidos na zona rural, sempre fazem uso da medicinal caseira e já na adolescência, comecei a gostar desse hábito. No sul da Bahia, região cacaueira, possuímos muitas plantas medicinais e a cultura nessa área ainda é muito forte. Sempre que posso, saio aqui em Natal procurando conhecer e comprar remédios naturais para uso em casa e também envio para os meus pais na Bahia. Portanto, gostaria de ter acesso às informações do PPMAC para ampliar os meus conhecimentos e poder ajudar a disseminar a maravilha medicinal que a natureza nos oferece. Aguardo aprovação. Abraço, Wellington Martins.


RE: Olá Wellington, seu cadastro já foi aprovado. Será um prazer contar com sua experiência e conhecimento nas diversas formas de cooperação que oferecemos aos assinantes.

# 2 - Dulce Morbin
Email: arteds@ig.com.br
Assunto: Como é a raiz da amoreira?
Mensagem: Tenho uma amoreira muito antiga mas ainda está produzindo, está perto da casa e tenho encontrado rachaduras no meu terraço. Dizem que é a raiz da amoreira que está prejudicando e rachando o terraço que fica próximo. Gostaria de receber informações sobre esse problema. Desde de já o meu muito obrigada, Dulce Morbin.

RE: A resposta foi dada pelo nosso amigo Alexandre Vendemiatti, da ESALQ/USP Piracicaba. Veja a transcrição a seguir.
---------------------------
Estimada Sra. Dulce,

A amoreira é uma espécie vigorosa e responde muito bem a estímulos nutricionais. Como sua amoreira é antiga, com certeza as raízes cresceram tanto no comprimento quanto na largura. Ou seja, conforme vai crescendo vai também alargando, principalmente as raízes que estão próximas do caule. Como é normal as pessoas revestirem seus quintais com cimento, as raízes mais superficiais ao se dilatarem vão trincando o piso. É comum existir até a rachadura de muros ou paredes que estão perto dessas e outras árvores. Para resolver, o mais adequado é retirar a camada de piso que está no entorno da planta. Outra medida é retirar a camada de piso, rebaixar as raízes, mas apenas rebaixar e não cortá-las, e depois revestir novamente. De qualquer forma o problema voltará a ocorrer, pois sendo vigorosa a planta nem irá sentir com essa toalete nas raízes. Outra sugestão seria fazer uma poda drástica, retirar todas as raízes e plantar uma variedade de amora que atinja no máximo 4 a 5 metros. 

De qualquer forma vale dizer que essas plantas, pelas suas características, não são adequadas para pequenos espaços. Espero ter contribuído. Abraços, Vendemiatti

PS: o termo toalete vem do francês, é utilizado regularmente quando é feito um transplante. Aproveita-se que a raiz está exposta e é feita a poda nas raízes, bem como a limpeza das mesmas, seja retirando a terra total ou parcialmente. É uma técnica utilizada principalmente em bonsai ou miniaturização de plantas.

Destaques em Nossas Plantas
 
Cravo
Antiga especiaria, devido a qualidade sensorial extremamente aromática, sempre foi muito apreciada na culinária internacional.
Calêndula, uma das mais valiosas plantas da Farmacopeia Brasileira, é anti-inflamatória, cicatrizante, auxilia no tratamento da acne, assaduras e feridas.
Ucuuba
No Estado de Roraima, a planta é usada para combater o câncer, infecções, ajudar as mulheres a engravidar, sendo comercializado seu látex em garrafas ou as garrafadas prontas.
Seus efeitos benéficos são atribuídos a miristicina que, se administrada corretamente, estimula a regeneração das células hepáticas e aumenta a contração muscular da bexiga, útero e intestino.
 
Trabalho voluntário

Quem desejar contribuir voluntariamente com o Portal PPMAC, pode ajudar na descrição de algumas plantas:
  • Chambá (Justicia pectoralis)
  • Guandu (Cajanus cajan)
  • Iris (Iris X germanica)
  • Jojoba (Simmondsia chinensis)
  • Erva-de-bicho, pimenteira d'água (Polygonum punctatum)
  • Rosa-mosqueta (Rosa canina)
  • Sacaca (Croton cajucara)
Por favor envie o texto e as fontes de referência (preferencialmente livros). Cuidado ao consultar sites brasileiros. Existem sites muito bons, por outro lado muitos deles não são confiáveis, são cópias descaradas de outros sites e nem ao menos colocam os devidos créditos.

Dica de Saúde

A Copa do Mundo de Futebol está começando. Apesar dos inúmeros problemas que o País enfrenta, o evento mexe com o sentimento popular. Muitas pessoas que não acompanham esse esporte acabam vestindo o uniforme "canarinho" às vezes até torcem com mais intensidade do que outros mais engajados. E a saúde? São tantos os jogos, que tal um "lanche bacaninha"?

Veja em Dicas de Saúde >>

Curso de Fitoterapia online

O curso oferece o conhecimento sobre o uso das plantas medicinais em vários problemas de saúde, assim como noções gerais sobre o tratamento Fitoterápico através de videoaulas, exercícios de fixação, interatividade e material didático.

O público-alvo são estudantes e profissionais interessados em trabalhar como Terapeuta Holístico ou na área de Plantas Medicinais.
Para se inscrever, clique no banner

Seu cadastro

Por favor mantenha seu cadastro ATUALIZADO, é só clicar no rodapé desta mensagem. Essa é a garantia que você tem de receber as próximas edições de newsletter.

Entre em Contato

Envie sua mensagem. Todas as Cartas dos Leitores serão atendidas, para tanto escreva seu nome completo, cidade e UF onde reside.

Contamos com seu conhecimento e experiência! Muitos materiais são recebidos de amigos e colaboradores. Avise caso encontre algum erro, omissão ou confusão. Envie a descrição de uma planta que não consta do Banco de Dados. Avise caso esteja recebendo esse newsletter repetido. 

Envie sua dúvida ou sugestão de pauta, que poderão ser publicadas na próxima edição!
 
Copyright © 2014 Sergio R. Sigrist, All rights reserved.
Email Marketing Powered by Mailchimp