Copy
PPMAC - Base de dados, imagens, receitas, curiosidades, fórum, blog, notícias, newsletter!

Edição #20 - janeiro de 2014


Olá <<Nome completo>>,

Com prazer entrego a primeira edição de newsletter de 2014!

Estou compartilhando aqui as mensagens mais recentes recebidas de nossos assinantes, que sugeriram a elaboração de novas fichas de plantas (confira na seção "Destaque em Nossas Plantas"), escreveram no blog, enviaram sugestões ou que solicitaram informações diversas.

Boa leitura! Um abraço,


Sérgio
Carta do Leitor

#1 Canela-de-velho 
Nome: Roberto B. Ramos
Email: rbramos.spn@brturbo.com.br
Cidade: Pelotas (RS)

Mensagem: O que podem nos dizer sobre a planta "canela-de-velho" (Miconia albicans)?

RE: Olá Roberto! Alguns trabalhos científicos relatam que esta planta é indicada para artrose, artrite reumatóide, redução de radicais livres, redução de dor e inflamação das articulações e ainda purificação do sangue. A planta contém duas substâncias naturais com potencial biológico, os ácidos ursólico e oleanóico, com propriedades analgésica, anti-inflamatória, antioxidante, antitumoral, antimicrobiana e hepatoprotetora. Para mais informações consulte Miconia albicans

#2 Reconstituição das articulações
Nome: Wellington Sabino 
Email: welcezar@yahoo.com.br
Cidade: Goiânia (GO)

Mensagem: Gostaria de saber mais sobre plantas que ajudam na reconstituição das articulações e assim evitar artroses.

RE: Caro Wellington, algumas plantas indicadas para este problema são:
  • Alfazema - Lavandula angustifolia subsp. angustifolia
  • Amieiro - Alnus glutinosa
  • Ulmeira (ou rainha-dos-prados) - Filipendula ulmaria (L.) Maxim.
  • Hapagófito  - Harpagophytum procumbens
  • Cavalinha - Equisetum arvense
Fonte de consulta
  • ROGER, J.D.P. Plantas que curam - Enciclopédia das Plantas Medicinais. Publicadora Atlântico, V.1.
  • The Plant List
A essa lista pode-se incluir também a canela-de-velho (Miconia albicans), conforme comentado na mensagem acima #1.

#3 Pomada de guaco (Mikania glomerata)
Nome: Isabel Cristina Moraes Dabague
Email: crusdabague@yahoo.com.br 

Mensagem: Gostaria de dar minha contribuição falando sobre a pomada de guaco. Tenho usado muito nas afecções de pele, seja de processo alérgico, picada
de insetos, coceira ou simplesmente irritação. Se for acrescentado a fórmula também a calêndula (Calendula officinalis) e bardana (Arctium lappa), tem um efeito maravilhoso.

Obrigada,
Cristina Dabague

RE: Grato Cristina, com certeza sua dica será bem aproveitada.

#4 Leitora agradece
Nome: Rose Dimarzio
Email: rosiris10@yahoo.com.br
Cidade: Campinas (SP)

Mensagem: Primeiro, agradeço a oportunidade de receber as newsletter do Portal e parabenizá-lo, pois é um excelente meio de informação; e segundo, por este envio especialmente, já imprimi o artigo e vou procurar seguir as sugestões de algumas das ervas que você escreveu.

Muito obrigada e um abraço,
Rosemary

RE: Oi Rosemary, grato pelas palavras. Espero continuar correspondendo às suas expectativas.

#5 Blog do leitor
Nome: Marcos Roberto Furlan
Email: furlanagro@gmail.com
Cidade: Taubaté (SP)

Mensagem: Trabalho na área de plantas medicinais e possuo um blog "Quintais Imortais".

RE: Parabéns pelo trabalho, Marcos! Sucesso. Quem desejar conhecer clique Quintais Imortais

#6 Blog do leitor
Nome: Sidinei Lopes de Lima
Email: sidineifatima@gmail.com
Cidade: Bofete (SP)

Mensagem: Meu interesse em participar deste Portal é a busca da Verdade. Recentemente (13/05/2013) minha esposa foi diagnosticada com leucemia (câncer no sangue). Começamos o tratamento com quimioterapia e abandonamos no início, ao saber que a quimioterapia só mata. E depois aparecem outras doenças, inclusive outro câncer. Descobrimos que os alimentos vivos só trazem vida. Optamos, e em pouco mais de 2 meses está curada.

Hoje não tem mais nenhum remédio alopata em casa. Eu tinha problemas com diabetes e ácido úrico e simplesmente está tudo sobre controle com o tratamento natural. Sendo que a quimioterapia iria até 03/2014 e depois mais dois anos de tratamento via droga oral. Para depois ter outro câncer (um absurdo). Hoje sou um estudioso em alimentos vivos e plantas medicinais. Estudo todos os dias. Quero ajudar a curar muitas pessoas com a Verdade.

E bem sei que "conhecendo a verdade somos livres". Livres da nossa ignorância, livres da alopatia, livres da indústria farmacêutica e alimentícia, livres da glutonaria, livres da bebedice. Enfim, livres e com saúde.

Espero contar muito com vocês.

Felicidades, Sidinei.

RE: Grato pelo contato, Sidinei. Estou recomendando o seu texto, quem desejar ler clique Alimentação Viva

#7 Interesse no Portal
Nome: Liege Maria Sitja Fornari
Email: liegefornari@gmail.com
Cidade: Salvador (BA)

Mensagem: Prezados Senhores, meu interesse no Portal refere-se a crença na importância de conhecimentos tradicionais e naturais que vem se perdendo com a hegemonia de uma medicina e de uma farmacologia pressionadas por interesses de grandes laboratórios que tem feito da saúde humana mais um negócio cujo interesse principal é o lucro. Grupos de resistência a esta lógica que resgatem e procurem nadar contra esta maré são fundamentais para a diversidade do conhecimento e pela luta contra lógicas dominantes.

Agradeço pela atenção,

Abraços cordiais, Liége.

RE: Grato pelo contato, Liége. A resistência continua!

#8 Espaço Cultural Benviver
Nome: Darcy Marques Monte
Email: marquesmonte@yahoo.com.br ou darcyterapias@hotmail.com
Cidade: Guaratinguetá (SP)

Mensagem: Sergio, apenas hoje (3/12/2013) tomei conhecimento deste Portal, pois há anos consultava o site antigo. Sou Engenheira Agrônoma aposentada e atualmente terapêuta. Atendo com Florais de Minas, fitoterapia, bioenergética, metafísica (linguagem do corpo), óleos essenciais e geoterapia. Para cada caso humano aplico o que é necessário a uma redução mais rápida de sintomas, buscando com os florais e a metafísica atingir um nível mais duradouro e mais profundo do Ser, já que a cura só pode ser completa pela próprio interessado.

Gostei muito do Portal, vou apreciá-lo sempre e me coloco a sua disposição. Sou muito grata por sua atenção e estou lhe enviando o folder do nosso Espaço Cultural para seu conhecimento .

Darcy

RE: Obrigado pelas palavras, Darcy. Esperamos continuar correspondendo às suas expectativas. Quem desejar conhecer seu trabalho clique Espaço Cultural Benviver

#9 Dúvida do Usuário
Nome: Rauli Matioda
Email: notofhagus@gmail.com

Mensagem: Tenho o costume de acessar o site de Plantas Aromáticas e Medicinais da USP e não havia necessidade de login de usuário. Desejo saber qual é o benefício em criar um login para o acesso ao novo Portal.

RE: Rauli, você pode continuar acessando o antigo site da USP sem problemas, mas esse site encontra-se desatualizado. Já o novo Portal oferece a opção de criar o login e senha para quem deseja escrever no fórum, criar um blog ou enviar notícias. Para somente navegar no novo Portal, não há necessidade de criar um login.
 
Destaques em Nossas Plantas

Batata yacon

Batata yacon (Smallanthus sonchifolius), indicada contra colesterol alto, diabetes, prevenção do câncer de cólon, osteoporose, auxiliar na absorção de cálcio e de vitaminas.

Canela-de-velho

Canela-de-velho (Miconia albicans), indicada para artrose, artrite reumatóide, redução de radicais livres, redução de dor e inflamação das articulações e purificação do sangue
 

Dica de Leitura

Em seu blog, Sidinei Lopes de Lima aborda a importância de se equilibrar a dieta alimentar, consumindo mais alimentos alcalinos que alimentos ácidos.
 

Seu Cadastro

<<Nome completo>>
Por favor mantenha seu cadastro ATUALIZADO, é só clicar no rodapé desta mensagem. Essa é a garantia que você tem de receber as próximas edições de Newsletter.

 

Entre em Contato

Envie sua mensagem. Todas as Cartas dos Leitores serão atendidas, para tanto é imprescindível constar: nome completo, cidade e UF onde reside. Contamos com seu conhecimento e experiência! Muitos materiais são recebidos de amigos e colaboradores. Avise caso encontre algum erro, omissão ou confusão. Envie a descrição de uma planta que não consta do Banco de Dados. Avise caso esteja recebendo esse newsletter repetido. Envie sua dúvida ou sugestão de pauta, que poderão ser publicadas na próxima edição!
 
 

Agradecimento pela colaboração nessa edição a Carla Rafaela de Oliveira, estudante de Sistemas de Informação da UNIMEP (Piracicaba, SP)

PPMAC - Base de dados, imagens, receitas, curiosidades, fórum, blog, notícias, newsletter!
Copyright © 2014 Sergio R. Sigrist, All rights reserved.
Email Marketing Powered by Mailchimp