Copy
Edição de maio de 2016
Abrir no navegador

Olá, 

O destaque desta edição é a erva "mucuna", utilizada na ayurveda (medicina tradicional indiana) no tratamento de Parkinson devido ao alto conteúdo de levodopa, o medicamento mais recomendado mas cujo uso prolongado pode levar a discinesia (movimento involuntário do corpo, "tique nervoso"), a toxicidade e a diminuição da eficácia.

Estudos científicos indicam que as sementes desta planta contêm várias substâncias que exercem atividades antioxidante e neuroprotetora.

Mucuna >>

O newsletter continua. Role a tela e boa leitura.
.
Abraços, Sérgio

Carta do Leitor

#1 Nélia Nascimento
E-mail: nelianascimento@yahoo.com.br
Cidade: Salvador (BA)

Mensagem: "Sobre a buchinha-paulista (Luffa operculata) apreciei muito saber dela, agora com embasamento científico. Minha avó preparava um xarope para famílias que tinham crianças com graves problemas respiratórios. Mas realmente há um longo processo para que ela esteja pronta para uso e pode causar grave dano se utilizada indevidamente."

RE: Olá Nélia, na medida em que encontramos material vamos aprofundando o assunto, como é o caso da buchinha-paulista. Você destacou bem, a planta tem propriedades mas também é considerada tóxica, então todo cuidado é pouco. Aproveite e veja a outra "bucha" (Luffa cylindrica), muito recomendada na medicina tradicional africana. Grato pelo contato. Abs, Sergio.

#2 Celso Gonçalves Stuart
E-mail: cgstuart@hotmail.com
Cidade: Ponta Grossa (PR)

Mensagem: "Prezados senhores, consultando um site li que a mucuna contém L-dopa natural, sendo importante para o tratamento de Mal de Parkinson. Gostaria de saber se existe alguma informação a esse respeito. Obrigado!

RE: Olá Celso. A mucuna tem muitas propriedades reconhecidas por estudos científicos. Aproveitamos a sua sugestão e colocamos essa planta como destaque do mês. Sinta-se a vontade em continuar contribuindo. Abraços, Sergio!

Destaque em Nossas Plantas

Mucuna
Buritizeiro
Buchinha
Amor-de-negro
Bucha

Dica de Leitura

Plantas e respiração. As plantas não têm pulmões, por isso muitos acreditam que elas não respiram. No artigo o autor comenta sobre esse interessante fenômeno do mundo vegetal.
 
Patas-de-vaca. No livro os autores abordam a diferenciação botânica dentre espécies do gênero Bauhinia, que compreende plantas medicinais e ornamentais popularmente conhecidas como "pata-de-vaca". A publicação traz informações práticas destinadas aos produtores rurais.

 

Dúvidas? Sugestões? Não hesite...

Clique
Copyright © 2016 Sergio R. Sigrist, All rights reserved.


Atualizar preferências | Cancelar assinatura

Email Marketing Powered by MailChimp