Copy
Site | Facebook | Twitter | Instagram | YouTube 

Bem-vindo(a), <<Nome>>!

O INTERACT deseja-lhe Boas Festas!

O impacto do INTERACT na região


Como já foi notícia no site do INTERACT, foram apresentados recentemente (28 de novembro) os indicadores de realização deste Projeto. Tal aconteceu no Encontro “A Ciência na UTAD - Projetos Estruturantes”, promovido pela Reitoria da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), incluído na Semana da Ciência & Tecnologia 2019. 

Se bem que seja fácil quantificar indicadores como artigos científicos, presenças em conferências ou organização de encontros, número de bolseiros e de investigadores envolvidos, bem mais complexo é a identificação de indicadores associados com transferência de conhecimento e de impactos sociais e económicos na Região. E este domínio traduz uma vertente que, embora por vezes alheada do trabalho académico e científico, representa um aspeto essencial dos Projetos Norte 2020 onde se insere o INTERACT. Isto é, tem de haver uma vertente claramente aplicada no trabalho produzido e com influência nas políticas agroflorestais regionais, desde o impacto no tecido produtivo à conservação do solo e da água e concomitante inovação no aproveitamento e tratamento de resíduos e adaptação dos processos produtivos existentes aos desafios impostos pelas alterações climáticas, e mesmo ao dinamismo resultante da preferência dos consumidores, bem como do novo quadro europeu deste setor, designadamente o que é traçado pela nova Política Agrícola Comum.

Assim, a divulgação científica e ações destinadas à projeção dos resultados para os utilizadores é algo que o INTERACT deseja dar continuidade, mesmo para além do ciclo temporal em que se desenvolveu o projeto e que está prestes a terminar. Neste sentido, é importante incentivar e continuar a promover a troca de informação entre as diferentes entidades que operam na mesma cadeia de valor e, se possível, criar uma rede colaborativa e de cooperação estratégica de médio-longo prazo entre os investigadores da UTAD/INTERACT e os agentes regionais nesta área, públicos ou privados.   
Rui Cortes
// Coordenador INTERACT

Notícias

INTERACT mostrou os resultados na Semana da Ciência & Tecnologia

Os principais indicadores do projeto  foram apresentados na tertúlia “A Ciência na UTAD – Projetos Estrurantes”. O encontro foi promovido pela Reitoria da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e esteve incluído na Semana da Ciência & Tecnologia 2019.

Saber mais >>

Investigadores INTERACT participam no Congresso da CERVIM

A sétima edição do Congresso Internacional de Viticultura de Montanha e Encostas vai decorrer entre  14 e 16 de maio de 2020 na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Saber mais >>

A Palavra ao Investigador

"Animal Production – Introduction of Mediterranean legume grains for animal feeding"


Na região em estudo, as espécies do género Lupinus foram as mais produtivas, destacando-se o tremoço de folha estreita (L. angustifolius), com uma produção média de grão por hectare de 2625 e 2962 kg/ha, em Mirandela e Vila Real, respetivamente. As variedades de grão-de-bico (Cicer arientinum) foram aquelas que apresentaram produção mais baixa nos dois locais estudados. Os Lupinus apresentaram produção de grão mais elevada em Vila Real sendo que o contrário foi observado com as outras duas espécies estudadas que apresentaram maior produção em Mirandela.
Cristina Guedes
// INTERACT

"Melhorar as práticas no olival num clima em mudança"


Os resultados, após 2 anos de aplicação, em 2 ensaios em condições edafoclimáticas distintas, evidenciaram ainda que não houve qualquer efeito negativo do CL nas propriedades do solo, tendo até sido verificado o aumento da concentração de proteínas no solo relacionadas com glomalina, glicoproteína produzida por fungos micorrízicos arbusculares e bom indicador da “saúde” do solo. Assim, a aplicação de caulino pode ser uma prática complementar à rega deficitária, especialmente em áreas onde a água disponível para irrigação não cobre as necessidades mínimas da cultura.
Carlos Correia
// INTERACT

“Treatment of Agro-industrial effluents and residues”


As atividades agroindustriais em Trás-os-Montes e Alto Douro têm um elevado impacto económico na região, no entanto, além dos produtos finais desejados nos processos produtivos, estas atividades geram também subprodutos que nem sempre têm um destino adequado. Por exemplo, são geradas quantidades significativas de águas residuais nas fases de processamento e transformação das matérias-primas. Estes efluentes caracterizam-se por elevada carga poluente que representam um sério problema ambiental se forem descarregados em cursos de água sem qualquer tipo de tratamento. Por outro lado, pretende-se fomentar a reutilização dos efluentes tratados em aplicações menos nobres.
José Alcides Peres
// INTERACT

"Estratégias de sobrevivência da videira e medidas de adaptação de longo prazo: caso de estudo na Região do Douro"


Na Região Demarcada do Douro, em particular na sub-região do Douro Superior, os verões caracterizam-se por serem quentes e secos induzindo uma baixa disponibilidade hídrica para a videira. Importa assim compreender como a implementação de medidas de adaptação de longo prazo auxiliam na mitigação dos stresses estivais (radiativo, térmico e hídrico). Deste modo, no âmbito das Atividades 3.2 e 3.3 do projeto INTERACT-VITALITY WINE foi instalado um campo experimental numa vinha comercial, situada na “Quinta do Orgal”, em Vila Nova de Foz Côa
João Paulo Coutinho
// INTERACT
Aureliano C. Malheiro 
// INTERACT
Leia estes e outros artigos no site do INTERACT
ver este email no browser
2019, INTERACT


Quer fazer alterações à sua subscrição?
Pode alterar as suas preferências ou anular a sua subscrição.

Email Marketing Powered by Mailchimp