Copy
Site | Facebook | Twitter | Instagram | YouTube 

Olá, <<Nome>>!

Um balanço...

Estamos na altura de fazer um balanço do INTERACT, projeto este de investigação aplicada, financiado no âmbito do NORTE 2020 e interligado com o CITAB (Centro de Investigação em Tecnologias Agrárias e Biológicas), após perto de três anos e meio de trabalho intenso, o qual verá o encerramento das suas atividades já nos finais do mês de dezembro de 2019. Mais do que as largas dezenas de investigadores e bolseiros envolvidos e dos resultados obtidos, bem como da presença em inúmeras reuniões científicas nacionais e internacionais e cerca de uma centena de artigos científicos em revistas internacionais indexadas, é importante uma avaliação dos aspetos positivos e negativos que todos devemos fazer necessariamente.

O aumento do potencial científico na área das Ciências Agrárias e do Ambiente e a especialização técnica e científica em domínios muito diferenciados serão valores incontornáveis a sublinhar, onde se insere a formação de jovens cientistas para quem o INTERACT terá significado o início duma carreira que continuará a dar frutos no futuro. Acresce a sua inserção em programas doutorais na UTAD, processo dinamizado pelo próprio Projeto e conjugado com o incentivo do Reitor.

Mas houve também dificuldades, desde os obstáculos inerentes ao arranque de diversas linhas de investigação, em parte devido a processos burocráticos ancorados na aquisição de material, mas também, pese a designação do Projeto, a alguma falta de interação entre investigadores e também (ou principalmente) com stakeholders. Isto exige que o processo de aprendizagem e de disseminação de conhecimentos junto dos organismos públicos e privados e do tecido empresarial não termine com o encerramento do Projeto. Nesse sentido, queremos disponibilizar os estudos efetuados e manter um processo de divulgação dos mesmos junto dos utilizadores, recolhendo também as suas opiniões e necessidades…porque esta ligação com os stakeholders representa a matriz do próprio Projeto INTERACT.
Rui Cortes
// Coordenador INTERACT

A Palavra ao Investigador

A paisagem cultural desta região combina a natureza monumental do vale do Rio Douro, feito de encostas íngremes e solos pobres, com a ação multissecular do Homem na modelação da paisagem, no granjeio da vinha e no fabrico do vinho. Esta relação íntima entre os lavradores durienses e a natureza permitiu criar um ecossistema vitícola ímpar que foi galardoado em 2001 pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade. (...)
Ao nível do Douro Vinhateiro, em que parte do território está já no limite de resistência ao stresse estival, (...) poderá ter consequências desastrosas para a estabilidade e sustentabilidade de todo o ecossistema vitícola e para a produção e qualidade das uvas. Do ponto de vista social, esta conjuntura, a somar a outras ameaças não menos preocupantes, como por exemplo o envelhecimento assustador e indisfarçável da população duriense, o êxodo maciço dos mais jovens para outras regiões do país e do mundo, e a baixa e vergonhosa rentabilidade da pequena e média viticultura, pode descaracterizar todo este território, comprometendo irreversivelmente os valores e princípios que foram consagrados (...). 
José Moutinho Pereira
// Coordenador Linha VITALITY WINE

Notícias

INTERACT em destaque em revista nacional

O INTERACT esteve em destaque na última edição da revista “Em Rede”, editada pela Rede Rural Nacional da DGADR.
O projeto científico foi divulgado através de três textos da autoria dos Professores Fernando Pacheco, Henrique Trindade e José Moutinho Pereira.

Saber mais >>
INTERACT presente no Encontro Ciência 2019

Investigadores do INTERACT participaram na edição 2019 do “Encontro Ciência” em Lisboa. 
Saber mais >>
Investigação INTERACT em destaque na imprensa

Uma investigação sobre a influência da seca nos fogos florestais esteve em destaque na imprensa durante o último mês de julho, tendo merecido referência em vários órgãos de comunicação social como a Agência Lusa, SAPO24 ou a Record TV.
Saber mais >>
ver este email no browser
2019, INTERACT


Quer fazer alterações à sua subscrição?
Pode alterar as suas preferências ou anular a sua subscrição.

Email Marketing Powered by Mailchimp