Copy
Site | Facebook | Twitter | Instagram | YouTube | #04JornadasINTERACT

Olá, <<Nome>>!

Mensagem

O projeto INTERACT desenvolveu-se desde maio de 2016 respeitando quer os objetivos do projeto definidos no Programa de Candidatura, quer as ações previstas nas três linhas de investigação, todas elas enquadradas no Plano Estratégico do CITAB 2015-2020 tendo em conta que este é o Centro de Investigação de suporte ao Projeto. Fazendo uma retrospetiva destes quase três anos de atividade, constatamos que foi possível concretizar grande parte das metas definidas em sede de candidatura, materializados nos indicadores de produtividade quer em termos de várias dezenas de artigos publicados, quer a nível de numerosas comunicações em eventos científicos e técnicos nacionais e internacionais, além de várias teses de Doutoramento, etc. Os trabalhos desenvolvidos viraram-se para a inovação na produção e na melhoria da qualidade dos produtos agroflorestais e alimentares, na análise da procura destes produtos por parte dos consumidores locais e regionais, valorização dos subprodutos e maximização do valor acrescentado dos produtos produzidos, inovação tecnológica neste domínio, análise dos efeitos das alterações climáticas e incidências ambientais (efeitos hidrológicos extremos, pragas e doenças, exportação de nutrientes, perdas de produção, efeitos na biodiversidade…), não perdendo de vista os processos para aumentar a resistência e resiliência das culturas a esses efeitos.

Tendo sido aprovada a reprogramação temporal do INTERACT no Sistema de Informação NORTE 2020, o que permite estender a atividade do Projeto até ao final de 2019, tal permite de algum modo ultrapassar vários constrangimentos (motivados pela complexidade inerente a diversos concursos para aquisição de reagentes e equipamento, por exemplo) e caminhar para se atingirem os objetivos inicialmente delineados, designadamente em termos de conclusão de ensaios, trabalhos laboratoriais e produção científica (de algum modo ainda desequilibrada entre as diversas linhas).

A divulgação dos resultados obtidos e a interação com os empresários e agentes locais e regionais passa a constituir uma prioridade no capítulo final do INTERACT. Neste âmbito, surgem as #04 JORNADAS INTERACT, afinal uma ótima ocasião para debater importância da investigação face aos desafios que se colocam ao setor agrário no Norte do país, tirando partido dum leque de convidados de elevado nível científico neste domínio. E uma oportunidade ÚNICA para fazer destas Jornadas uma montra da atividade do INTERACT.

Porque não basta fazer excelente investigação…é preciso que a mesma seja conhecida e aplicada!
Rui Cortes
// Coordenador INTERACT

Notícias

INTERACT destacado em revista internacional

Um artigo publicado no âmbito do projeto INTERACT foi recentemente destacado pela revista “MethodsX” da editora Elsevier. Trata-se de mais um reconhecimento internacional de um trabalho produzido no âmbito do projeto.
Saber mais >>
Investigadores INTERACT ajudam empresa na instalação de iluminação em estádio

Vários investigadores do projeto INTERACT (“Integrative Research in Environment, Agro-Chains and Technology”) estiveram, durante o mês de janeiro, no estádio San Mamés, em Bilbao, Espanha, para apoiar uma empresa portuguesa na instalação da iluminação do espaço.
Saber mais >>
Conheça quem faz parte deste projeto porque o INTERACT não se faz sem investigação. Leia estas e outras entrevistas no site do INTERACT.
ver este email no browser
2019, INTERACT


Quer fazer alterações à sua subscrição?
Pode alterar as suas preferências ou anular a sua subscrição.

Email Marketing Powered by Mailchimp