Copy
Site | Facebook | Twitter | Instagram | YouTube 
Devido a um erro, foi enviada uma versão incorreta da newsletter de Novembro. 
A versão correta é agora enviada. 

Bem-vindo(a), <<Nome>>!

O INTERACT e a Bioeconomia


No preâmbulo de mais uma newsletter, chamamos a atenção para uma das áreas importantes do projeto INTERACT, na sua linha BEST, que diz precisamente respeito à Bioeconomia, entendida como uma ciência ligada à economia sustentável, reunindo os mais diversos setores da economia que utilizam recursos biológicos e que se destina a oferecer soluções coerentes, eficazes e concretas, desde os grandes desafios sociais às mudanças climáticas, ou no que se refere à investigação atualmente em curso, priorizando a segurança alimentar e a saúde da população, interagindo com os consumidores para conhecer o seu comportamento face aos produtos alimentares. O trabalho de investigadores da Linha BEST (Bio-Economy and Sustainability) insere-se precisamente neste último campo.

Vem isto a propósito dum prémio recente obtido no Congresso da Associação Portuguesa de Economia Agrária (APDEA). Neste caso, o âmbito da investigação realizada (e premiada) teve concretamente em consideração a inclusão do azeite extra-virgem biológico (EVOOO) na dieta dos consumidores como principal gordura alimentar. Na verdade, a escolha do azeite derivou do constatado crescente consumo deste produto pelos consumidores dos países do Centro e Norte da Europa, o que revela a necessidade duma informação cada vez mais detalhada destes consumidores no que respeita à seleção dos alimentos adequados para a sua saúde, o que se reflete consequentemente na procura de alimentos mais saudáveis e com elevados níveis de segurança  associados com as suas dietas alimentares. 

Mas o campo de ação da Bioeconomia dentro do INTERACT é mais amplo, sendo este apenas um exemplo da análise em curso relativa à preocupação dos consumidores com a sua saúde e a sua segurança, mas que abarca um leque variado de alimentos e comportamentos, procurando-se, paralelamente, compreender a influência das múltiplas variáveis que intermedeiam tais relações.
Rui Cortes
// Coordenador INTERACT

Notícias

Investigadora INTERACT vence prémio de “Melhor Paper Júnior” em Congresso

A investigadora Susana Campos recebeu o prémio de “Melhor Paper Júnior 2019” no IX Congresso da Associação Portuguesa de Economia Agrária (APDEA). 
A também estudante na UTAD considera a distinção como um “reconhecimento do trabalho de equipa”.  

Saber mais >>
INTERACT vai estar em congresso ibérico

Os resultados da investigação do projeto INTERACT vão marcar presença na 25.ª edição do Encontro Galego Português de Química.
O docente da UTAD Professor José Alcides Peres vai estar neste congresso que arranca já no próximo dia 20 de novembro, , na Cidade da Cultura da Galiza, em Santiago de Compostela, Espanha.

Saber mais >>

A Palavra ao Investigador

Determinação da fertilidade e previsão precoce de produtividade na videira


De um modo geral, verificou-se que as estacas das três castas apresentavam concentrações de AST mais elevados na zona do nó comparativamente à zona do entrenó. Registaram-se também diferenças entre concentrações de AST e AM, com a tendência Loureiro> Fernão-Pires> Alvarinho nos dois anos, o que está certamente relacionado com o rendimento produtivo das castas estudadas.
Ana Monteiro
// INTERACT
Bárbara Martins
// INTERACT
Aureliano Malheiro
// INTERACT
Eunice Bacelar
// INTERACT

Combining high‐throughput omics with biochemical and physiological approaches to identify and characterize biomarkers of berry quality and environmental stress acclimation and adaptation


Para além de se ter descoberto uma série de respostas nos frutos e folhas de videira ao serem afetados por períodos de secura extrema, entre outros stresses ambientais, (...) descobriu-se também a forma como algumas estratégias de curto-prazo para a mitigação dos efeitos nefastos do stresse estival influenciam positivamente alguns dos mecanismos moleculares, bioquímicos e fisiológicos subjacentes às características de qualidade do bago de uva e que conferem tolerância ao stresse ambiental.
Artur Conde
// INTERACT
Leia estes e outros artigos no site do INTERACT
ver este email no browser
2019, INTERACT


Quer fazer alterações à sua subscrição?
Pode alterar as suas preferências ou anular a sua subscrição.

Email Marketing Powered by Mailchimp