Copy

O Arrebita! é um projeto de empreendedorismo social que visa combater o grave problema de abandono no centro do Porto através da reabilitação de edifícios degradados em casos de necessidade social. O modus operandi tem por base um sistema de trocas de valor entre parceiros que envolve a colaboração de jovens arquitetos e engenheiros internacionais, empresas, universidades e instituições de referência nacional. O projeto venceu a 1ª edição do Concurso FAZ - Ideias de Origem Portuguesa promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian e encontra-se atualmente na sua fase piloto com a reabilitação em curso de um primeiro edifício no centro histórico do Porto.

#1 DEZEMBRO 2013

 NOTÍCIA 

NÚMERO 1 ASSINALA ENTRADA EM OBRA

Bem-vindos à primeira edição da newsletter do projeto Arrebita que visa dar a conhecer os progressos e protagonistas desta iniciativa a todo o público que nos segue de forma entusiasta. O lançamento da publicação foi marcado de modo a coincidir com o anúncio há muito esperado que a obra de reabilitação piloto está finalmente em marcha. Na verdade, o arranque dos trabalhos foi celebrado no dia 11 de Outubro num evento que reuniu todos os parceiros e desde então foram já concluídas as demolições assim como praticamente reconstruida a cobertura.

 PARCEIRO EM DESTAQUE 

TELHAS COBERT 

Destacamos a colaboração do parceiro Telhas Cobert que no âmbito do projeto Arrebita fornece uma solução integrada para a reconstrução da cobertura. O sistema é denominado Tectum® Active Frame e utiliza a telha cerâmica Lógica Marselha, um produto de valor acrescentado, fabricado com alta tecnologia e de um acabamento perfeito. Com uma garantia de 50 anos, muito superior às alternativas convencionais, este contributo prova uma vez mais que a participação das empresas faz desta reabilitação um caso de estudo para além do seu fim social.

 COMUNICAÇÃO 

ARREBITA NA CONCRETA 2013

O projeto Arrebita esteve em exposição na Feira Internacional de Construção, Concreta que decorreu na Exponor subordinada ao tema da Regeneração Urbana Sustentável. A participação serviu para dar a conhecer ao público visitante a missão social que empreendemos e reforçar a rede de instituições, empresas e jovens profissionais que a constitui com a integração de novas valências. O stand dignificou o esforço coletivo de todas as partes envolvidas e foi da responsabilidade do parceiro SIGN especializado em impressão de grande formato.
 TESTEMUNHO 

MARGARIDA MARTINS

A Margarida Martins (ao meio na foto) é uma estudante finalista do curso de arquitetura na Universidade do Porto que durante 3 meses faz parte da equipa número 7 do projeto piloto do Arrebita. A Margarida enveredou neste desafio não só pela experiência profissional e formação prática que está a ganhar no exercício da arquitetura, mas sobretudo devido à componente social do projeto. Nas suas próprias palavras, esta iniciativa é algo que “nos beneficia a nós próprios bem como a sociedade em geral, sendo que assim todos saímos a ganhar”.
 AGENDA 
NOVEMBRO

01 Visita de delegação do Governo da Holanda
05 Palestra "Manual para Transformar o Mundo"
06 Reunião de obra entre equipa e parceiros
11 Apresentação a alunos da Uni. East London
12 Reunião com assessor Presidência da República
16 Visita da Ecole Nationale Supérieure, Paris
23 Participação Trienal de Arquitetura de Lisboa
DEZEMBRO

03 Apresentação na GLOTE, Porto
06 Apresentação na Uni. Lusíada, VN Famalicão
11 Visita alunos Faculdade Engenharia, U. Porto
 PARCEIROS 
INSTITUIÇÕES
 
             
 
CONSULTORES
                                 
 
FORNECEDORES

                        
SOFTWARE

      
LOGÍSTICA

         
          
MEDIA
 
            
 
Arrebita Website
Email
Facebook
YouTube
Instagram