Copy
Ler este e-mail no browser.

NUCLEAR #18 Jealousy

Olá! 

A cultura suburbana do ballroom voltou ao circuito mediático com a série Pose. Mas como surgiu este movimento? A comunidade nasceu em Nova Iorque, na década de 70, entre pessoas LGBT, afro-americanas e latinas que, nas ruas, entre a pobreza extrema, a prostituição e o abandono criaram as suas próprias famílias e lares. "Paris is Burning" é o documentário de 1990 que traça um retrato desta cultura e cria os alicerces para o sucesso mainstream de Pose nos últimos anos.

"À procura da visibilidade” é a Carta assinada por Bernardo Gonçalves, professor e estudante de Doutoramento, no Instituto Superior Técnico de Lisboa, e publicada esta semana em www.culturanuclear.pt. No seu texto, faz uma viagem por uma série de referências que trouxeram visibilidade, através da cultura, não só a pessoas trans como a todos os misfits ao longo dos últimos 40 anos. É nesta viagem que o episódio se inspira para dançar com temas de Róisín Murphy, Malcolm McLaren, Aretha Franklin, Whitney Houston e Diana Ross

Está disponível uma nova edição de NUCLEAR para escuta nas principais plataformas de streaming. Abaixo, ficam as habituais referências desta edição e o convite para visitar o site para ler a carta desta semana! 

Clique aqui para ouvir
Foto capa: Octavia St. Laurent, Paris is Burning (1990) 

NUCLEAR é um podcast sobre energia cultural, com Tiago Fortuna, onde se pensa e fala sobre diversas artes, mas, sobretudo, ouve-se música. Existe tanto espaço para dançar como para chorar, tomando abrigo na liberdade que a cultura nos dá. 

CARTAS: “À PROCURA DA VISIBILIDADE" POR BERNARDO GONÇALVES

Ler Carta completa em culturanuclear.pt

"Aquilo que hoje vemos como a expressão artística drag tem parte da sua origem onde o próprio vogue, estrondosamente popularizado por Madonna em 1990, nasceu: nos drag balls em Nova Iorque. Também em 1990 o documentário Paris is Burning é lançado, sendo apresentado no Festival de Sundance no ano seguinte, onde ganha o Grande Prémio do Júri. O documentário é um registo de valor inigualável retratando a Época Dourada dos drag balls, explorando temas como a cor, a classe, o género e a sexualidade. Mais recentemente a série Pose apresenta-se como um retrato fiel desses anos e dessa realidade. Tudo isto é acerca de sobrevivência, de amor e dor, e de uma luta pelo direito a sonhar e a ser visível. A cultura dos balls apresenta-se como um dos melhores exemplos de desconstrução não só de género e de papéis e classes sociais como também da própria cultura mainstream, ao mesmo tempo brincando com ela, ambicionando a ela, copiando-a, para, logo a seguir, fugir dela.”

Bernardo Gonçalves tem 26 anos e é natural da Guarda. Veio para Lisboa com 17 anos estudar Engenharia Física Tecnológica, no Instituto Superior Técnico, onde hoje dá aulas e é estudante de Doutoramento. A partir da adolescência, a curiosidade pela cultura intensificou-se e deu-se conta de que, tal como escreveu Álvaro de Campos, “a Vénus de Milo é tão bela quanto o Binómio de Newton”, algo que o acompanhará para o resto da vida.

VER

I want a car, I want to be with the man I love, I want a nice home away from New York up in the Peekskills or maybe in Florida, somewhere where nobody knows me. I want my sex change. I want to get married in church, in white. I want to be a complete woman, and I want to be a professional model behind cameras in the high fashion world.”

 

Venus Extravaganza, Paris is Burning
 

É possível aprofundar os temas e questões abordadas pelo documentário nesta entrevista, dada pela realizadora, à Interview Magazine, e neste artigo da Refinery29.  

OUVIR

Banda-sonora de Pose no Spotify

LIVE. WERK. POSE! 

Spotify
Website
Email
Parceira de Comunicação:
Subscrever esta newsletter
www.culturanuclear.pt

Copyright © 2021
Tiago Fortuna
All rights reserved



You can update your preferences or unsubscribe from this list.






This email was sent to <<Email Address>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
NUCLEAR · Rua Venancio Da Costa Lima 121 · Quinta Do Anjo 2950-701 · Portugal

Email Marketing Powered by Mailchimp