Copy
Ler este e-mail no browser.

#26 Povo que lavas no rio

Tiago Fortuna

“Num segmento de imagens, vemos cadáveres a flutuar na água ou no tecto de carros. São projectadas em sequências de tempo suficiente para registarmos o horror do abandono (...).”* 
 

Olá, 

Quis começar esta newsletter com uma citação da crítica da New Yorker ao documentário de Spike Lee - “When The Levee’s Broke” - sobre a devastação do Katrina. É um registo avassalador do sofrimento humano, após uma catástrofe natural, que teve, politica e socialmente, uma resposta desumana. É duro assistir às quatro horas do documentário, mas vale a pena. Depois disso, vi a série “Treme” e, estes dois registos, são a coluna vertebral deste episódio que acredito versar, em última instância, sobre a empatia e a resiliência. 

Povo Que Lavas No Rio” era uma canção que há muito queria usar, mas queria fazê-lo simbolicamente. Espero cumprir esse propósito neste NUCLEAR, que é sobretudo feito da cultura negra de Nova Orleães, mas começa com Amália a dar corpo e voz à dor humana - algo que é universal. 

Mergulha-se no cancioneiro tradicional de Nova Orleães, nas bandas de metais, com versões de clássicos incontornáveis pela Treme Brass Band ou a Rebirth Brass Band. Nina Simone e Beyoncé também fazem parte desta banda-sonora, dando a glória e dimensão dos seus palcos à cultura negra americana. 

Novo episódio já disponível. As referências ficam abaixo e em www.culturanuclear.pt. Podem ainda encontrar o projecto na Comunidade Cultura e Arte. Fiquem connosco! 
 

*Tradução livre da New Yorker

Ouvir episódio
Foto capa: Roy Guste 

NUCLEAR é uma plataforma de energia cultural em que se pensa e fala sobre diversas artes, mas, sobretudo, ouve-se música. Existe tanto espaço para dançar como para chorar, tomando abrigo na liberdade que a cultura nos dá. 

EM FOCO: When the Levee’s Broke: A Requiem in Four Acts

Não há muito a escrever sobre este documentário, recomendo apenas que o vejam. Estes artigos, da New Yorker e do New York Times, merecem ser lidos.

VER

“Formation” - Beyoncé

LETRA

"We won't bow down, 

not on that ground."

 

Indian Red

 

Spotify
Website
Email
Parceira de Comunicação:
Subscrever esta newsletter
www.culturanuclear.pt

Copyright © 2021
Tiago Fortuna
All rights reserved


SPAutores | Passmúsica


You can update your preferences or unsubscribe from this list.






This email was sent to <<Email Address>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
NUCLEAR · Rua Venancio Da Costa Lima 121 · Quinta Do Anjo 2950-701 · Portugal

Email Marketing Powered by Mailchimp