Copy
Ler este e-mail no browser.

NUCLEAR #16 With love and care

Olá! 

O abuso sexual tem ganho exposição mediática nos últimos anos mas precisa de continuar a ser falado. A série “I May Destroy You”, escrita, realizada e protagonizada por Michaela Coel é uma excelente janela para pensarmos este flagelo. É uma obra que nasceu da sua experiência pessoal de abuso sexual e, através deste projecto, reflecte sobre as marcas deixadas pelo trauma na vida quotidiana. O argumento contempla ainda, de forma tão terna quanto hilariante, a importância das relações de amizade na geração millenial. 

Este episódio chama-se “with love and care”, um verso emprestado por Diana Ross, do icónico tema “It’s My House”. Existem várias canções sobre carinho e amor, além de Ross, ouve-se Aretha Franklin, Celeste e FKA Twigs. Na fronteira entre o amor e o activismo encontra-se Nina Simone com “Black Is the Color of My True Love’s Hair”. Para lá dessa fronteira, estão os britânicos Sons of Kemet com puro activismo, reactivo e capaz de celebrar a diáspora negra.

Novo episódio de NUCLEAR já disponível nas principais plataformas e em www.culturanuclear.pt. Fiquem connosco! 

 

Clique aqui para ouvir
Foto Capa: Harry Langdon, Getty Images

NUCLEAR é um podcast sobre energia cultural, com Tiago Fortuna, onde se pensa e fala sobre diversas artes, mas, sobretudo, ouve-se música. Existe tanto espaço para dançar como para chorar, tomando abrigo na liberdade que a cultura nos dá. 

EM FOCO: I MAY DESTROY YOU

O que significa o consentimento sexual? Como se lida com a culpa? Como é que se mantém a integridade? E a sanidade mental? Como se resiste e sobrevive ao abuso sexual? “I May Destroy You” foi uma das melhores séries de 2020, coloca-nos estas e muitas mais questões. Não apresenta respostas definitivas mas algumas possíveis, no contexto das personagens, ajustadas à sua realidade social. 

O vídeo acima reúne uma série de testemunhos de espectadores que viram a série e mostra-nos como um projecto artístico pode impactar as nossas vidas. A série consegue ainda criar uma reflexão profunda sobre o abuso sexual, a New Yorker escreveu este texto que vale a pena ler. A amizade é central no argumento e os três actores principais deram esta entrevista ao The Guardian que aprofunda o tema.

VER

O vídeo (obrigatório!) de Sons Of Kemet - “Your Queen Is A Reptile”.
"Just Dance: Home With You”, com o tema de FKA Twigs, publicado na NOWNESS.
Spotify
Website
Email
Parceira de Comunicação:
Subscrever esta newsletter
www.culturanuclear.pt

Copyright © 2021
Tiago Fortuna
All rights reserved



You can update your preferences or unsubscribe from this list.






This email was sent to <<Email Address>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
NUCLEAR · Rua Venancio Da Costa Lima 121 · Quinta Do Anjo 2950-701 · Portugal

Email Marketing Powered by Mailchimp