Copy
NOTÍCIAS EUROPE DIRECT
22 ABRIL 20220

 

O que tem feito a Comissão Europeia?



 
SÍNTESE
A UNIÃO EUROPEIA está a trabalhar em todas as frentes..

Resposta da UE à crise do coronavírus: roteiro europeu para levantamento das medidas de contenção

A Comissão Europeia, em cooperação com o presidente do Conselho Europeu, apresentou hoje um roteiro europeu para o levantamento progressivo das medidas de contenção ligadas ao surto de coronavírus. Embora ainda estejamos a atravessar uma fase crítica, as necessárias medidas extraordinárias tomadas pelos Estados-Membros e pela UE estão a dar resultado, tendo permitido reduzir a propagação do vírus e salvar milhares de vidas.
Ler mais »

O que é o SURE e porque é que a Comissão o propõe?

O novo instrumento de apoio temporário para atenuar os riscos de desemprego numa situação de emergência (SURE) visa contribuir para proteger os postos de trabalho e os trabalhadores afetados pela pandemia do coronavírus. Prestará assistência financeira, sob a forma de empréstimos em condições favoráveis da UE aos Estados-Membros, no montante máximo total de 100 000 milhões de EUR.
Ler mais »

Recuperação económica será VERDE

São 13 os países da União Europeia - Portugal, Áustria, Dinamarca, Espanha, Finlândia, Itália, Letónia, Luxemburgo, Holanda, Suécia, Alemanha, a França e a Itália - que assinam uma petição para que a recuperação económica, uma vez superada a pandemia da covid-19, decorra sob um "pacto verde": "Uma economia que vá gerar emprego, bem-estar, e permita uma resiliência e sustentabilidade nos modos de negócio e produção, pensando numa transição justa".
Ler mais »

EUROGRUPO - Ajuda para os cidadãos para as Empresas e para os Estados

O presidente do Eurogrupo, o português Mário Centeno, estava otimista que haveria uma resposta económica à pandemia e o acordo possível chegou esta quinta-feira antes da Páscoa depois de mais de 14 horas de negociação! São criadas três proteções ou redes de segurança na linguagem de Bruxelas:  para os trabalhadores (SURE  - 100 mil milhões), para as empresas (BEI - 200 mil milhões) e para  os Estados (MEE- 240 mil milhões). 
Ler mais »

Papa Francisco desafia a Europa

Para o Papa, “a União Europeia tem um desafio epocal, de que dependerá não apenas o futuro dela, mas também o do mundo inteiro” e, assim, espera que “não se perca esta ocasião para dar nova prova de solidariedade, inclusive recorrendo a soluções inovadoras.
Ler mais »

Idosos... para quando a vacina?

Von der Leyen diz que pelo menos até ao fim do ano contactos dos mais velhos têm de ser limitados: "É uma questão de vida ou de morte"
Ler mais »

Férias de verão 2020 - direitos dos passageiros

A Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, desaconselhou este domingo reservas para férias de verão devido à impossibilidade de previsões fiáveis acerca dos efeitos da pandemia do novo coronavírus. O  comissário europeu da Justiça e Consumidores, Didier Reynders, frisou que os turistas com pacotes de viagem cancelados devido à covid-19 têm direito a reembolso, ao abrigo das regras comunitárias, e pediu cooperação aos Estados-membros para garantir esse direito, assim como apoio para agências turísticas.
Ler mais »

Apoio da UE aos países terceiros para combater a Pandemia

A Comissão Europeia e o alto representante apresentaram uma resposta sólida e direcionada da UE destinada a apoiar os esforços dos países parceiros para combater a pandemia de coronavírus-  mais de 15,6 mil milhões de EUR a partir dos recursos para a ação externa existentes. Josep Borrell, o alto representante/vice-presidente, disse: «A pandemia de coronavírus exige uma ação unida e global. A União Europeia e os seus Estados-Membros estão a desempenhar o seu papel no combate a esta crise sanitária e às suas graves consequências - em casa e no estrangeiro.
Ler mais »

Prémio para mulheres inovadoras 2019 - até 21 abril 2020

Este prémio visa distinguir mulheres da União Europeia ou de países associados ao Horizon 2020, que obtiveram êxito ao trazer as suas ideias inovadoras no campo da ciência e inspirar outras a seguir os mesmos passos . A potencial candidata deve:
Ler mais »

Estamos ON... Erasmusmais e outras plataformas digitais

Para reforçar a oferta de oportunidades de educação, formação e mobilidade para alunos, professores e educadores em toda a União Europeia (UE) conheça e explore as Plataformas digitais disponíveis. Uma próxima revisão do Plano de Ação para a Educação Digital, em meados de 2020, irá reforçar o apoio ao desenvolvimento da aprendizagem em linha nos diferentes níveis de ensino em toda a Europa.
Ler mais »

Estamos ON... Europa Creativa - até 30 abril

#EUfilmcontest para amantes de cinema e até 30 Abril! Os prémios são viagens a #cannes! Esta é a 4 edição desta iniciativa do Prgrama europeu Europa Criativa - Media.
Ler mais »

Estamos ON... #BestEuroDesk

A rede #eurodesk trata toda a informação europeia que se destina aos jovens entre os 17 e os 30  anos e está agora muito mais ON!
Ler mais »

Estamos ON... rede MOVE

Para os que têm entre 17 e 30 anos e enquanto dura a quarentena juntem-se à rede MOVE! Somos associações do público e do privado no Algarve que trabalhamos com e para os jovens! Informamos sobre as oportunidades de voluntariado e mobilidade na Europa para que  possam ir preparando o futuro.
Ler mais »

Buona Pasqua - Páscoa Feliz


Ler mais »

Todos contra a desinformação

Artgo de opinião de Sfia Colares Alves, Chefe da Reprsentação da Comisão Eurpeia  Liberdade, democracia e respeito são palavras de ordem da União Europeia. São valores que a Comissão Europeia tem vindo a defender e vamos continuar a defendê-los, mesmo nestes tempos mais difíceis.
Ler mais »

COVID-19 - A Europa trabalha para salvar vidas e  assegurar meios de subsistência 

A Presidente da Comissão Europeia  Urusla Von Der Leyen resume a resposta da Europa no combate ao COVID-19 em 5 grandes áreas com alguns exemplos práticos de atuação: Proteger a saúde (Equipa internacioanal de consultores, Instrumentos de Emergência, Ajuda aos países na compra material médico-  rescUE, maior produção ou reconversáo por parte das empresas, flexibilização de normas) assegurar a circulação de trabalhadores transfronteiriços e de bens e serviços essenciais (corredores verdes, repatriamento)
Ler mais »

Quais são os meus direitos?

Responde o Centro Europeu do Consumidor
Leia-nos no Postal do Algarve! Todos os meses a rubrica mensal A Europa perto de mim e semanalmente as Breves da Europa que vai querer ler!
O Europe Direct Algarve é um Centro de Informação Europeia. 
Está hospedado na CCDR Algarve e é subvencionado pela Comissão Europeia


 

 
Facebook Facebook
Twitter Twitter
Website Website
Instagram Instagram
Copyright © 2020 Europe Direct Algarve, Todos os direitos reservados.

Remover subscrição    Atualizar subscrição 

 
Email Marketing Powered by Mailchimp